O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBruno, Ruth-
Autor(es): dc.contributorSaguia, Andreia Mendonça-
Autor(es): dc.contributorLuz, Daisy Maria-
Autor(es): dc.creatorMaia, Mayanne Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759480-
Descrição: dc.descriptionNão resta dúvida que a retórica quanto ao melhor modo de ensinar mudou, e muitos docentes já acreditam que propiciar aulas alternativas, com recursos e materiais educativos variados é de grande valia. Mas pouco mudou efetivamente, e a maioria esmagadora das aulas está somente sob a tríade professor, aluno e quadro negro, que sendo rotineiras desmotivam o estudante a se predispor a aprender, e especificamente a aprender significativamente, que é a base da proposta deste trabalho. Com ênfase na questão das aulas alternativas, propomos o uso de vídeos retirados da internet e editados para compor aulas de Física sobre determinados temas. Os vídeos por si só já são uma maneira de interessar os alunos em direção à proposta pedagógica do professor, mas a preparação dos vídeos e a utilização de uma metodologia baseada em discussões e debates à posteriori é o foco da nossa atenção. Nesse sentido, como instrumento facilitador da aprendizagem significativa, propomos o uso de um questionário baseado no Vê Epistemológico de Gowin, que auxilia o aprendiz a “desempacotar” o conhecimento científico contido nos vídeos. Assim, visamos exemplificar para os docentes um modo de levar a teoria da aprendizagem significativa para o contexto escolar-
Descrição: dc.descriptionNo doubt that the rhetoric about the best way of teaching has changed, and many teachers already believe that provide alternative classes, with varying resources and educational materials is of great value. But little has changed effectively, and the overwhelming majority of classes are only under the triad teacher, student and blackboard, which being routine discourages the student to predispose to learn, and specifically to learn significantly, which is the basis of the proposal of this work. With emphasis on the issue of alternative classes, we propose the use of videos taken from the internet and edited to compose Physics classes on specific topics. The videos are already a way to interest students toward the teacher's pedagogic proposal, but the preparation of the videos and the use of a methodology based on the subsequent discussions and debates is the focus of our attention. In this sense, as a facilitator instrument of meaningful learning, we propose the use of a questionnaire based on the Gowin’s Knowledge Vee, which helps the learner to "unpack" the scientific knowledge contained in the videos. Thus, we aim to illustrate the teachers a way to bring the theory of meaningful learning for the school environment-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatvideo/quicktime-
Formato: dc.formatvideo/quicktime-
Formato: dc.formatvideo/quicktime-
Formato: dc.formatvideo/quicktime-
Formato: dc.formatvideo/quicktime-
Formato: dc.formatvideo/quicktime-
Formato: dc.formatvideo/quicktime-
Formato: dc.formatvideo/quicktime-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectVê epistemológico de Gowin-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo em sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectVê epistemológico de Gowin-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectGowin’s knowledge vee-
Palavras-chave: dc.subjectVideo in the classroom-
Título: dc.titleO uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.