Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bruno, Ruth | - |
Autor(es): dc.contributor | Saguia, Andreia Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Daisy Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Mayanne Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759480 | - |
Descrição: dc.description | Não resta dúvida que a retórica quanto ao melhor modo de ensinar mudou, e muitos docentes já acreditam que propiciar aulas alternativas, com recursos e materiais educativos variados é de grande valia. Mas pouco mudou efetivamente, e a maioria esmagadora das aulas está somente sob a tríade professor, aluno e quadro negro, que sendo rotineiras desmotivam o estudante a se predispor a aprender, e especificamente a aprender significativamente, que é a base da proposta deste trabalho. Com ênfase na questão das aulas alternativas, propomos o uso de vídeos retirados da internet e editados para compor aulas de Física sobre determinados temas. Os vídeos por si só já são uma maneira de interessar os alunos em direção à proposta pedagógica do professor, mas a preparação dos vídeos e a utilização de uma metodologia baseada em discussões e debates à posteriori é o foco da nossa atenção. Nesse sentido, como instrumento facilitador da aprendizagem significativa, propomos o uso de um questionário baseado no Vê Epistemológico de Gowin, que auxilia o aprendiz a “desempacotar” o conhecimento científico contido nos vídeos. Assim, visamos exemplificar para os docentes um modo de levar a teoria da aprendizagem significativa para o contexto escolar | - |
Descrição: dc.description | No doubt that the rhetoric about the best way of teaching has changed, and many teachers already believe that provide alternative classes, with varying resources and educational materials is of great value. But little has changed effectively, and the overwhelming majority of classes are only under the triad teacher, student and blackboard, which being routine discourages the student to predispose to learn, and specifically to learn significantly, which is the basis of the proposal of this work. With emphasis on the issue of alternative classes, we propose the use of videos taken from the internet and edited to compose Physics classes on specific topics. The videos are already a way to interest students toward the teacher's pedagogic proposal, but the preparation of the videos and the use of a methodology based on the subsequent discussions and debates is the focus of our attention. In this sense, as a facilitator instrument of meaningful learning, we propose the use of a questionnaire based on the Gowin’s Knowledge Vee, which helps the learner to "unpack" the scientific knowledge contained in the videos. Thus, we aim to illustrate the teachers a way to bring the theory of meaningful learning for the school environment | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | video/quicktime | - |
Formato: dc.format | video/quicktime | - |
Formato: dc.format | video/quicktime | - |
Formato: dc.format | video/quicktime | - |
Formato: dc.format | video/quicktime | - |
Formato: dc.format | video/quicktime | - |
Formato: dc.format | video/quicktime | - |
Formato: dc.format | video/quicktime | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vê epistemológico de Gowin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo em sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vê epistemológico de Gowin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gowin’s knowledge vee | - |
Palavras-chave: dc.subject | Video in the classroom | - |
Título: dc.title | O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: