Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Reinaldo Faria de Melo e | - |
Autor(es): dc.contributor | Moriconi, Marco | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Nivaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Telhado, Roberto Manghi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11234 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759462 | - |
Descrição: dc.description | O quadrupolo é um assunto pouco abordado nas aulas de Física do Ensino Médio, devido ao seu alto grau de complexidade matemática que é alheio ao estudante. Contudo, modelos geométricos podem ser apresentados junto ao discente através de uma interlocução com outras matérias como a Biologia e a Química, que contam com este assunto de forma superficial. A partir disto, o professor poderá contar com um aprofundamento no assunto. Os modelos geométricos aqui propostos fazem uso de uma álgebra linear básica inerente aos professores, este trabalho, então, servindo de material de apoio para ele | - |
Descrição: dc.description | The quadrupole is a subject little addressed in high school physics classes, due to its high degree of mathematical complexity that is alien to the student. However, geometric models can be presented to the student through an interlocution with other subjects such as Biology and Chemistry, which deal with this subject in a superficial way. From this, the teacher can count on a deepening in the subject. The geometric models proposed here make use of a basic linear algebra inherent to teachers, this work then serving as support material for it | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadrupolo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Momento de quadrupolo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos geométricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrostática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadrupolo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos geométricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadrupole | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadrupole moment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometric models | - |
Título: dc.title | Modelos geométricos para o ensino de quadrupolos elétricos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: