Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Rodrigo Corrêa Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Bernardo, Maria Cleusa Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5658 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759446 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa a forma com que a música é introduzida no cotidiano escolar da creche Municipal CEMEI VILTON EURICO, onde exerço a função de auxiliar de recreação. A partir da observação do cotidiano de crianças de 02 a 03 anos e o contato delas com a música e com os instrumentos musicais, busquei refletir sobre de que forma a música vem a contribuir na formação das crianças. A partir de autores pesquisados, identifiquei que a música e os instrumentos lúdicos podem proporcionar atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Porém, através das observações, pude perceber que (1) a maioria dos professores de educação infantil sabe da importância da música na escola, mas (2) diante das dificuldades encontradas, e por não terem um conhecimento mais amplo sobre o assunto e uma formação que direcione essa prática, usam a música como recurso recreativo ou como meio para atingir outros fins. Diante disso, concluo que a música é muito importante no contexto de uma creche, mas que nós, professores pedagogos, podemos desenvolver um trabalho mais focado na questão musical se tivermos uma maior compreensão acerca dos elementos musicais e da música enquanto uma forma de conhecimento importante ao desenvolvimento humano | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musicalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | A música na creche CEMEI Vilton Eurico: reflexões de uma estudante de pedagogia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: