Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Messeder, Jorge Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Denise Leal de | - |
Autor(es): dc.contributor | Chacon, Eluzir Pedrazzi | - |
Autor(es): dc.creator | Moreno, Naiara Cristina Aguiar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32738 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759440 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta a análise da utilização de quatro aulas-passeio com temáticas sociocientíficas e interdisciplinares realizadas em aulas de Química de uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro. As atividades realizadas foram fundamentadas na pedagogia de Célestin Freinet, que foi um grande incentivador das chamadas atividades escolares vivas. Para a elaboração das etapas da aula-passeio utilizou-se os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (2000) que explicitam a necessidade de uma organização em etapas: "problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento". As atividades foram desenvolvidas em uma turma de segunda série do Ensino Médio e mostrou-se um recurso pedagógico importante para discussão de questões de relevância social articuladas a assuntos do conteúdo curricular de Química. Os aspectos sociocientíficos foram desenvolvidos ao longo das três etapas realizadas em cada aula-passeio de modo a promover um ensino mais amplo e articulado ao mundo real dos estudantes. Dessa forma, foi possível desenvolver a interdisciplinaridade nas aulas e promover uma maior articulação dos conhecimentos vivenciais e escolares. A partir da discussão e análise das aulas-passeio realizadas elaborou-se um guia com roteiros de aulas-passeio que poderão ser usados por professores da educação básica. dinâmicas e articuladas a aspectos sociocientíficos relevantes a fim de propiciar um ensino de Química mais amplo e articulado. | - |
Descrição: dc.description | This research presents the analysis of the use of four class-tour with socio-scientific aspects and interdisciplinary themes held in Chemistry classes at a state public school in Rio de Janeiro. The activities carried out were based on the pedagogy of Célestin Freinet, who was a great supporter of so-called live school activities.To prepare the stages of the class-tour, The Three Pedagogical Moments of Delizoicov and Angotti (2000) were used which explain the need of an organization in stages: “Inicial Problematization, Organization of Knowledge and Application of Knowledge”. The activities were developed in a second grade high school and proved to be an important pedagogical resource for discussing issues of social relevance linked to subjects in the chemistry curricular content. The socio-scientific aspects were developed throughout the three stages carried out in each class-tour in order to promote broader teaching and linked to the students`real world.In this way, it was possible to develop interdisciplinarity in classes and promote greater articulation of experiential and school knowledge. From the discussion and analysis of the class-tour carried out, a guide was created with class-tour itineraries that can be used by basic education teachers. It is hoped that this material can contribute to the promotion of more dynamic classes that are linked to relevant socio-scientific aspects in order to provide broader and more articulated Chemistry teaching. | - |
Descrição: dc.description | 119 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | aulas-passeio; Ensino de Química; aspectos sociocientíficos; interdisciplinaridade; CTS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química, Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação, Aula integrada, Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | classes-tour; Chemistry teaching; socio-scientific aspects; interdisciplinarity; STS. | - |
Título: dc.title | Aulas- passeio aliadas a aspectos sociocientíficos como recurso pedagógico no ensino de Química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: