Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | García, Fernanda Ester Sánchez | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9718361326899910 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Tainá de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9386985320060593 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Andréa da Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5784252102078504 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5275167247274094 | - |
Autor(es): dc.creator | Fontes, Thayana Britto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29186 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759422 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho desenvolve um termo de referência conceitual e exploratório quanto às diretrizes e setorização espacial dos espaços socioeducativos. Baseado em unidades escolares pelo seu caráter de socioeducação, apresenta um novo programa de Unidade Socioeducativa Modelo. O perfil do adolescente foi traçado através de uma breve pesquisa exploratória com análises de reportagens jornalísticas, depoimentos publicados, webinários, relatórios e documentos oficiais. A coleta de dados foi complementada por entrevistas e conversas feitas ao longo de todo o desenvolvimento. Depois da caracterização da problemática foi possível desenvolver um conjunto de diretrizes e orientações que mobilizam uma nova concepção de Espaço Socioeducativo. Por fim, a pesquisa apresenta em sua conclusão a proposta exploratória de um novo programa de necessidades, o qual deriva do estudo teórico político, da análise sociológica, do perfil dos jovens nesses espaços e da crítica às formas de criminalização da juventude. Os setores previstos possibilitam um fluxo orgânico, não ordenado, conectivo e não autoritário aos protagonistas desses espaços. Uma relação direta entre a conceituação de um novo espaço social almejado e a organização do espaço material pretendido foi conquistada por meio de dois produtos finais: um novo Programa e um Organograma. | - |
Descrição: dc.description | The present work develops a conceptual and exploratory reference term regarding the guidelines and spatial sectorization of socio-educational spaces. Based on school units due to their socio-educational character, it presents a new Junior Detention Center Model program. The profile of the adolescent was drawn through a brief exploratory research with analysis of journalistic reports, published testimonies, webinars, reports and official documents. The data collection was complemented by interviews and conversations carried out throughout the development. After the characterization of the problem, it was possible to develop a set of guidelines and guidelines that mobilize a new concept of Socio-Educational Space. Finally, the research presents in its conclusion an exploratory proposal for a new needings program, which derives from theoretical political studies, sociological analysis, the profile of the young people in these spaces and the criticism of the criminalization of youth. The general sectors enable an organic, unordered, connective and non-authoritarian flow to the protagonists of these socio-educational spaces. A direct relationship between the conceptualization of a desired new social space and an organization of the intended material space was achieved through two final products: a new Program and an Organization Chart. | - |
Descrição: dc.description | 125 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioeducação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidades escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de necessidades arquitetônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços socioeducativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-educational | - |
Palavras-chave: dc.subject | School units | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architectural program | - |
Palavras-chave: dc.subject | Junior Detention Center | - |
Título: dc.title | Espaços de privação, dê liberdade! Diretrizes e orientações para um novo espaço socioeducativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: