Espaços de privação, dê liberdade! Diretrizes e orientações para um novo espaço socioeducativo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcía, Fernanda Ester Sánchez-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9718361326899910-
Autor(es): dc.contributorPaula, Tainá de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9386985320060593-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Andréa da Rosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5784252102078504-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5275167247274094-
Autor(es): dc.creatorFontes, Thayana Britto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759422-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho desenvolve um termo de referência conceitual e exploratório quanto às diretrizes e setorização espacial dos espaços socioeducativos. Baseado em unidades escolares pelo seu caráter de socioeducação, apresenta um novo programa de Unidade Socioeducativa Modelo. O perfil do adolescente foi traçado através de uma breve pesquisa exploratória com análises de reportagens jornalísticas, depoimentos publicados, webinários, relatórios e documentos oficiais. A coleta de dados foi complementada por entrevistas e conversas feitas ao longo de todo o desenvolvimento. Depois da caracterização da problemática foi possível desenvolver um conjunto de diretrizes e orientações que mobilizam uma nova concepção de Espaço Socioeducativo. Por fim, a pesquisa apresenta em sua conclusão a proposta exploratória de um novo programa de necessidades, o qual deriva do estudo teórico político, da análise sociológica, do perfil dos jovens nesses espaços e da crítica às formas de criminalização da juventude. Os setores previstos possibilitam um fluxo orgânico, não ordenado, conectivo e não autoritário aos protagonistas desses espaços. Uma relação direta entre a conceituação de um novo espaço social almejado e a organização do espaço material pretendido foi conquistada por meio de dois produtos finais: um novo Programa e um Organograma.-
Descrição: dc.descriptionThe present work develops a conceptual and exploratory reference term regarding the guidelines and spatial sectorization of socio-educational spaces. Based on school units due to their socio-educational character, it presents a new Junior Detention Center Model program. The profile of the adolescent was drawn through a brief exploratory research with analysis of journalistic reports, published testimonies, webinars, reports and official documents. The data collection was complemented by interviews and conversations carried out throughout the development. After the characterization of the problem, it was possible to develop a set of guidelines and guidelines that mobilize a new concept of Socio-Educational Space. Finally, the research presents in its conclusion an exploratory proposal for a new needings program, which derives from theoretical political studies, sociological analysis, the profile of the young people in these spaces and the criticism of the criminalization of youth. The general sectors enable an organic, unordered, connective and non-authoritarian flow to the protagonists of these socio-educational spaces. A direct relationship between the conceptualization of a desired new social space and an organization of the intended material space was achieved through two final products: a new Program and an Organization Chart.-
Descrição: dc.description125 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducação-
Palavras-chave: dc.subjectUnidades escolares-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de necessidades arquitetônico-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços socioeducativos-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço social-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-educational-
Palavras-chave: dc.subjectSchool units-
Palavras-chave: dc.subjectArchitectural program-
Palavras-chave: dc.subjectJunior Detention Center-
Título: dc.titleEspaços de privação, dê liberdade! Diretrizes e orientações para um novo espaço socioeducativo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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