Determinantes de Valor Agregado das Instituições de Ensino Superior no Brasil via modelo LOGIT/PROBIT ordenado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Márcia Marques de-
Autor(es): dc.contributorSanfins, Marco Aurélio dos Santos-
Autor(es): dc.contributorRosa, Joel Maurício Corrêa da-
Autor(es): dc.contributorGouvêa, Victor Hugo Carvalho de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Camila da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759388-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta monografia é determinar, a partir de um modelo econométrico, quais são as variáveis que mais contribuem para o valor agregado de um curso de graduação, ou simplesmente, o “efeito curso”. Os dados utilizados são provenientes do Enade 2008 e a variável dependente do modelo é o Indicador de Diferença de Desempenho (IDD), que fornece informações comparativas dos desempenhos de seus concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. As variáveis independentes refletem as características de cada instituição de ensino como a infraestrutura (salas de aula, laboratórios, bibliotecas), os aspectos pedagógicos e as características dos docentes como titulação e regime de trabalho. Além destas características, foram incluídas características dos alunos, como renda familiar e educação do pai. Com base no modelo ajustado sobre todas estas variáveis independentes, as variáveis que mais afetam o efeito do curso são relativas ao curso, principalmente os aspectos pedagógicos e a titulação dos docentes. Estimando o modelo com as variáveis que estão no controle dos coordenadores, ou seja, as variáveis relativas ao curso, o fator que mais contribui para o aumento do efeito curso é a infraestrutura para os cursos das instituições federais, os aspectos pedagógicos para os cursos estaduais; os aspectos pedagógicos e o número de docentes doutores para as instituições privadas. O tipo de dedicação do docente ao curso (horista, parcial ou integral) não afeta de forma significativa o efeito do curso nas instituições privadas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIndicador de diferença de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectENADE 2008-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito curso-
Palavras-chave: dc.subjectModelo logit/probit-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito curso-
Título: dc.titleDeterminantes de Valor Agregado das Instituições de Ensino Superior no Brasil via modelo LOGIT/PROBIT ordenado-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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