Conceito científico e vida cotidiana: aproximações a partir do tema saneamento básico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributorBampi, Maria Luisa Furlin-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorSousa, Adryana da Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10106-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759382-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo estabelecer o vínculo entre a vida cotidiana e os conceitos científicos e, para isso, propomos uma prática de ensino de química nas turmas da 2ª. série do ensino médio regular como estratégia para a articulação entre a temática da realidade cotidiana dos educandos e o ensino de química, por meio da problematização do saneamento básico do município de Itaboraí. Para tal, buscamos suporte na perspectiva histórico-cultural, a partir das contribuições teóricas de Vigotski e filosóficas de Agnes Heller que nos serviram de fundamento para tecer reflexões a respeito do papel da educação escolar como instrumento mediador na formação dos sujeitos de modo a contribuir para melhorias na qualidade do ensino de química. Além disso, dialogamos com Paulo Freire no que diz respeito à necessidade da problematização do ensino para que os educandos tenham uma compreensão mais crítica da realidade, como também contribuir como fundamento teórico para repensar a prática docente. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação participante, e os relatos da experiência acerca da construção do conhecimento científico foram registrados em um diário de bordo e os dados analisados numa aproximação da perspectiva da análise discursiva Bakhtiniana. Os resultados sugerem que a dialogicidade utilizada na prática educativa, na qual o contexto foi utilizado não apenas para atribuir significado aos conteúdos científicos, mas estes, por sua vez, foram também utilizados para compreensão do contexto, mostrou-se uma estratégia efetiva no que diz respeito à aprendizagem dos conteúdos e ao engajamento social dos educandos-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze how the link between daily life and scientific concepts is established and, for this, we propose a practice of teaching chemistry in the classes of the 2nd. Regular high school series as a strategy for the articulation between the everyday reality of the students and the teaching of chemistry, through the problematization of the basic sanitation of the municipality of Itaboraí. To that end, we seek support in the historical-cultural perspective, based on the theoretical contributions of Vygotsky and philosophical Agnes Heller that served as a basis for reflections on the role of school education as a mediating instrument in the training of subjects in order to contribute to improvements in the quality of chemistry teaching. In addition, we spoke with Paulo Freire about the need to problematise teaching so that students have a more critical understanding of reality, but also contribute as a theoretical basis to rethink the teaching practice. For this, a qualitative research was carried out, with participant observation, and the reports of the experience about the construction of scientific knowledge were recorded in a logbook and the data analyzed in an approach from the perspective of the Bakhtin discourse analysis. The results suggest that the dialogicity used in educational practice, in which the context was used not only to attribute meaning to the scientific contents, but these, in turn, were also used to understand the context, showed an effective strategy in what it says respect to content learning and social engagement of learners-
Descrição: dc.description88 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria do cotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectSaneamento básico-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectSaneamento básico-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural theory-
Palavras-chave: dc.subjectDaily life theory-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBasic sanitation and teaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Título: dc.titleConceito científico e vida cotidiana: aproximações a partir do tema saneamento básico-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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