A escola regular, o estudante com autismo e a inclusão: experiências de um mediador

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3927189269530905-
Autor(es): dc.contributorGoldenzweig, Roman-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7729671882712847-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Matheus Modesto de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6806641744178969-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9219981204524297-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Jhonatas Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28282-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759379-
Descrição: dc.descriptionEssa escrita do Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de apresentar uma trajetória formativa, que sustenta o olhar do estudante de Pedagogia passando por uma experiência como mediador escolar, permeada por reflexões a partir de subsídios teóricos para contribuir com estudos na área do acolhimento à criança com autismo na escola. Além da breve revisão bibliográfica, como caminho da pesquisa são trazidas experiências vivenciadas em minha trajetória formativa, dando ênfase especial aos registros em meu diário de bordo da observação e atuação como mediador escolar em campo. São trazidos fragmentos da história da relação da sociedade com pessoas com deficiência, para fazer ver marcas de segregação na educação, e uma breve descrição das características do Transtorno do Espectro do Autismo de acordo com DSM-5, seguida de críticas à naturalização do diagnóstico. A escola necessita rever paradigmas sobre a responsabilidade de toda a equipe pelo acolhimento ao estudante com autismo, e a disponibilidade docente se fazer presente nos encontros cotidianos.-
Descrição: dc.descriptionThis writing of the Course Completion Work aims to present a formative trajectory, which sustains the look of the Pedagogy student going through an experience as a school mediator, permeated by reflections and agencies with theoretical subsidies to contribute to studies in the area of reception to child with autism at school. In addition to the brief bibliographic review, as a path of research, experiences lived in my formative trajectory are brought, giving special emphasis to the records in my logbook of observation and performance as a school mediator in the field. Fragments of the history of society's relationship with people with disabilities are brought to show marks of segregation in education, and a brief description of the characteristics of Autism Spectrum Disorder according to DSM-5, followed by criticisms of the naturalization of the diagnosis. The school needs to review paradigms about the responsibility of the entire team for welcoming students with autism, and the availability of teachers to be present in everyday meetings.-
Descrição: dc.description62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetória Formativa-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectMediação Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFormative Trajectory-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Mediation-
Título: dc.titleA escola regular, o estudante com autismo e a inclusão: experiências de um mediador-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.