Avaliação de fatores ambientais que podem modular o estresse/ansiedade em estudantes do 3ºano do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampello-Costa, Paula-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7887442300538430-
Autor(es): dc.contributorMelibeu, Adriana da Cunha Faria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/500805356674942-
Autor(es): dc.contributorSilva, Bruna Teixeira da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0856714794095715-
Autor(es): dc.contributorNazareth, Yasmin Oliveira de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7133824094491690-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8436724552546171-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ana Gabriela da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27350-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759367-
Descrição: dc.descriptionA ansiedade é caracterizada como um mecanismo biológico, e está intimamente ligada a um estado emocional difuso, que pode ser ocasionada por uma situação de perigo enfrentada pelo indivíduo. Em condições normais, esse mecanismo pode atuar como um importante fator na resposta de luta e fuga. Além disso, a ansiedade também pode estar relacionada com uma melhora no desempenho, aumentando potencialmente o rendimento na realização de determinadas tarefas. Além disso, existem diversos fatores que podem desencadear sintomas relacionados aos transtornos de humor, e ao longo deste trabalho analisamos os efeitos de alguns desses fatores em estudantes do 3° ano do Ensino Médio. Uma vez que este período seja de muitas incertezas na vida dos adolescentes, acreditamos que muitos possam apresentar sintomas relacionados ao estresse e ansiedade. Também analisamos o uso de substâncias psicoativas, com ênfase na cafeína (V1,3,7-trimetilxantina) e na ritalina (metilfenidato) e os impactos que o uso crônico dessas substâncias podem acarretar nos indivíduos. Também foram avaliados fatores como o sono, a alimentação e a prática de exercícios físicos que são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida dos indivíduos, além de atenuar os sintomas relacionados aos transtornos de humor. Nossos resultados sugerem que pode haver uma correlação entre o sentimento de ansiedade autodeclarado e a pressão do vestibular nestes indivíduos. Não foi possível correlacionar os sentimentos de ansiedade e o consumo de substâncias. Acreditamos ser necessário ampliar a amostra para que possamos tentar evidenciar possíveis correlações entre o comportamento e os fatores ambientais escolhidos-
Descrição: dc.descriptionAnxiety is characterized as a biological mechanism, and iscloselylinkedto a diffuseemotionalstate, whichcanbecausedby a dangeroussituationfacedbythe individual. Under normal conditions, thismechanismcanact as animportantfactor in thefightandflightresponse. In addition, anxietyisalsorelatedtoimproved performance, potentiallyincreasing performance in performingcertaintasks. In addition, there are severalfactorsthatcan trigger symptomsrelatedtomooddisorders, andthroughoutthispaperweanalyzetheeffectsofthesefactors in 3rd year high schoolstudents. Webelievethatthisis a periodofmanyuncertainties in thelivesofadolescents, and for thisreasonweobservedthatmanypresentedsymptomsrelatedto stress andanxiety. Wealsoanalyzedthe use ofpsychoactivesubstances, withemphasisoncaffeine (V1,3,7-trimethylxanthine) andritalin (methylphenidate) andtheimpactsthatthechronic use ofthesesubstancescanhaveonindividuals. Alsoevaluatedwerefactorssuch as sleep, diet, andthepracticeofphysicalexercises, which are fundamental for themaintenanceofthequalityoflifeofindividuals, besidesattenuatingthesymptomsrelatedtomooddisorders. Our data suggestthattheremaybe a correlationbetween self-reported feelings ofanxietyand vestibular pressure in theseindividuals. It wasnotpossibleto correlate feelings ofanxietyandsubstance use. Webelieve it isnecessarytoexpandthesamplesothatwecanseepossiblecorrelationsbetweenbehaviorandtheenvironmentalfactors.-
Descrição: dc.description52 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade-
Palavras-chave: dc.subjectEstresse-
Palavras-chave: dc.subjectCafeína-
Palavras-chave: dc.subjectRitalina-
Palavras-chave: dc.subjectVestibular-
Palavras-chave: dc.subjectAnxiety-
Palavras-chave: dc.subjectStress-
Palavras-chave: dc.subjectCaffeine-
Palavras-chave: dc.subjectRitalin-
Palavras-chave: dc.subjectAndentrance exam-
Título: dc.titleAvaliação de fatores ambientais que podem modular o estresse/ansiedade em estudantes do 3ºano do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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