Análise de ambiente externo do cenário enoturístico português: a abertura de negócios enogastronômicos em Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos José Vieira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ligia Graciete Soares da-
Autor(es): dc.contributorAbegão, Luis Henrique-
Autor(es): dc.creatorSouza, Pedro Emílio Monteiro Fazenda de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21778-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759324-
Descrição: dc.descriptionO estudo do turismo de vinhos em Portugal é o ponto central da monografia em questão. O trabalho busca levantar informações acerca da história do consumo de vinhos no território português, desde anos a.C até os dias atuais, reafirmando o peso cultural dele no país. Também pode-se observar um estudo sobre o cultivo das castas de uvas e as técnicas utilizadas para a produção de vinhos. Trazendo a história dos vinhos para o cenário atual, o trabalho explicará como a qualidade e cultura deles influencia a geração de recursos para o país. O consumo de vinhos e o interesse das pessoas ao redor do mundo sobre eles vêm trazendo para Portugal uma onda de grandes faturamentos para a economia do país, ao ponto de o próprio país incentivar o turismo, observando-o como uma oportunidade. Desta forma, o empreendedorismo também ganhou força e pode-se considerar um bom momento para a abertura de negócios no setor de turismo, mais especificamente de restauração1. As opções de restaurantes que promovem a experiência do consumo de vinhos são inúmeras, em diversas modalidades. A questão, então, torna-se definir como penetrar o mercado da forma correta, reduzindo a possibilidade de erros que possam comprometer o sucesso do negócio. A Análise de Ambiente Externo responde essas questões e define um caminho para a abertura do empreendimento. Utilizou-se de pesquisa de caráter exploratório e descritivo para estruturar o trabalho, através de análises de informações secundárias que compõe a Análise de Ambiente Externo Macroambiental, Microambiental e Setorial. Como resultado, obteve-se um parecer sobre o cenário enoturístico português, suas oportunidades, ameaças, definição do tipo de empreendimento e o público que se deseja explorar. Além de orientações sobre as condições que podem determinar o sucesso do negócio. Além disso, pode-se observar as sugestões do autor sobre características que foram captadas durante a Análise da Concorrência, através de comparações de ações de diferentes empresas do setor. Por fim, tem-se a afirmação da viabilidade de se explorar o enoturismo em Portugal, levando em consideração fatores socioculturais, econômicos, políticos, tecnológicos e globais-
Descrição: dc.descriptionThe study of wine tourism in Portugal is the focal point of the monograph in question. This work seeks to gather information about the history of wine consumption in Portuguese territory, from years BC until the present day, reaffirming the cultural weight of the same in the country. It is also possible to observe a study on the cultivation of grape varieties and the techniques used for the production of wines. Bringing the history of wines to the current scenario, the work will explain how their quality and culture influences the generation of resources for the country. The consumption of wine and the interest of people around the world about them have brought to Portugal a wave of large revenues for the country's economy, at the level of the country itself encouraging tourism, noting it as an opportunity. In this way, entrepreneurship has also gained momentum and it may be considered a good time to open businesses in the tourism sector, more specifically catering. The options of restaurants that promote the experience of the consumption of wines are numerous, in diverse modalities. The issue then becomes defining how to penetrate the market in the right way, reducing the possibility of errors that could compromise the success of the business. The External Environment Analysis answers these questions and sets a path for the opening of the enterprise. Exploratory and descriptive research was used to structure the work, through analysis of secondary information that composes the Macro-Environmental, Micro-environmental and Sectorial External Environment Analysis. As a result, an opinion was obtained on the Portuguese enotouristic scene, its opportunities, threats, definition of the type of enterprise and the public that one wishes to explore. In addition to guidelines on the conditions that can determine the success of the business. In addition, one can observe the author's suggestions about characteristics that were captured during the Competition Analysis, through comparisons of actions of different companies in the sector. Finally, there is an affirmation of the feasibility of exploring wine tourism in Portugal, taking into account sociocultural, economic, political, technological and global factors-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnoturismo-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Palavras-chave: dc.subjectVinho-
Palavras-chave: dc.subjectNegócio-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectWine tourism-
Título: dc.titleAnálise de ambiente externo do cenário enoturístico português: a abertura de negócios enogastronômicos em Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.