A aplicação do marketing interno segundo o modelo fornecedor - cliente interno: estudo de caso na PETROBRAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrança, Sergio Luiz Braga-
Autor(es): dc.contributorBarros, Sergio Ricardo-
Autor(es): dc.contributorKamel, José Augusto Nogueira-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790517Z9-
Autor(es): dc.creatorPereira, Vítor Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19574-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759312-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to analyze the management model adopted by a vertically integrated organization that the department considers the following as your client meets the marketing concepts and techniques offered by major authors to the model internal supplier customer, especially Lings (2000). In reviewing, the literature identifies three strands to the internal marketing, one of which, the internal marketing as an interdepartmental process is adopted as a model for the analysis. The research methodology uses the strategy of case study and consists of collection data through company documents and records, interviews with key actors of this process and qualitative analysis. The result is a comparison between the practices adopted by the case unit and those proposed by major authors and strengthens the paths chosen and indicates gaps to be filled-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo analisar se o modelo de gestão adotado por uma organização verticalmente integrada, que considera o departamento seguinte como seu cliente, atende aos conceitos e técnicas de marketing interno propostos pelos principais autores para o modelo fornecedor cliente interno, em especial o de Lings (2000). Na revisão da literatura são identificadas três vertentes para o marketing interno, sendo que uma delas, a de marketing interno como um processo interdepartamental é adotado como modelo para a análise. A metodologia da pesquisa utiliza a estratégia de estudo de caso e consiste na coleta de dados através de documentos e registros da empresa, entrevistas com os principais atores do processo e análise qualitativa. O resultado é uma comparação entre as práticas adotadas pela unidade-caso e aquelas propostas pelos principais autores e que reforça os caminhos escolhidos e indica lacunas a serem preenchidas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectmarketing interno-
Palavras-chave: dc.subjectcliente interno-
Palavras-chave: dc.subjectcadeia de valor interna organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectinternal marketing-
Palavras-chave: dc.subjectinternal client-
Palavras-chave: dc.subjectinternal organizational value chain-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleA aplicação do marketing interno segundo o modelo fornecedor - cliente interno: estudo de caso na PETROBRAS-
Título: dc.titleThe aplication of internal marketing according to the supplier - customer model: a case study in PETROBRAS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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