Home-office durante a pandemia de covid-19: uma análise do discurso do sujeito coletivo dos servidores técnicos-administrativos em uma instituição federal de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Júlio Cesar Andrade de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7060564895078069-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4524218198273943-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Virgílio Cézar da Silva e-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0934800941246776-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7477263365058537-
Autor(es): dc.creatorParedes, Thamires Domingos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25661-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PGPPD.2022.mp.13622132760-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759310-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral desta pesquisa é analisar a dinâmica de trabalho, alterada pela prática do home-office, implantado em virtude da pandemia de COVID-19, sob a perspectiva dos servidores técnicos-administrativos do ICHS/UFF. Este objetivo se desdobra em quatro objetivos específicos: 1) Analisar descritivamente o perfil sociodemográfico dos servidores técnicos-administrativos do ICHS/UFF; 2) Levantar na literatura científica os principais conceitos sobre teletrabalho/trabalho remoto e home-office, abrangendo também suas características, vantagens e desvantagens; 3) Identificar a visão dos servidores sobre aspectos da dinâmica de trabalho durante o home-office; e 4) Elaborar relatório técnico contendo os resultados obtidos neste estudo, a fim de fornecer informações que possam colaborar com a melhoria das condições laborais e a discussão do futuro do trabalho na instituição. Procedimentos/Método para a solução do problema: Esta pesquisa possui caráter descritivo-exploratório. Quanto aos procedimentos, foram utilizadas como método a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental com a finalidade de investigar os temas relacionados ao estudo para a estruturação do referencial teórico. Ademais, foi utilizada a pesquisa de campo, a fim de conhecer as opiniões dos servidores técnicos-administrativos em home-office sobre os aspectos abordados neste trabalho. Para análise dos dados foi utilizada a abordagem qualitativa e o método utilizado foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Resultados: Verificamos um alto índice de menções aos aspectos positivos provenientes do home-office, além disso grande parte dos servidores manifestou interesse em continuar nesta modalidade de trabalho em caráter permanente. Tais fatos evidenciam um nível aparentemente alto de adesão e sugere que esta modalidade laboral pode ser uma alternativa tanto para a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos servidores, quanto para a manutenção da qualidade do trabalho e dos serviços prestados à comunidade. Implicações práticas: O estudo possibilitou verificar um alto nível de adesão ao home-office por parte dos servidores, tal informação pode contribuir com as discussões do futuro do trabalho na Instituição. Além disso, foram identificados alguns pontos críticos, inseridos juntamente com propostas de intervenção em relatório técnico (Anexo III), no intuito de fornecer informações à organização e contribuir para a melhora das condições de trabalho dos servidores em homeoffice. Originalidade e contribuições: O estudo aborda um tema atual e relevante, que ainda carece de pesquisas, especificamente no que tange a esfera do serviço público. Ademais, o método utilizado para a análise possibilitou conhecer a voz da coletividade sobre diferentes aspectos. Produção Técnica/Tecnológica: O principal produto técnico/tecnológico derivado do presente estudo é um relatório técnico (Anexo III), onde foram reunidos os pontos críticos identificados e suas respectivas propostas de intervenção-
Descrição: dc.descriptionTitle: Home-office during the Covid-19 Pandemic: an Analysis of the Collective Subject Discourse of Technical-Administrative Servants in a Federal Education Institution Objective of the work: The general objective of this research is to analyze the work dynamics, altered by the practice of the home-office, implemented as a result of the COVID-19 pandemic, from the perspective of technicaladministrative servers at ICHS/UFF. This objective unfolds into four specific objectives: 1) Descriptive analysis of the sociodemographic profile of technicaladministrative servers at ICHS/UFF; 2) Survey the main concepts of telework/remote work and home-office in the scientific literature, also covering their characteristics, advantages and disadvantages; 3) Identify the servers' view on aspects of work dynamics during the home-office; and 4) Prepare a technical report containing the results obtained in this study, in order to provide information that can help improve working conditions and discuss the future of work at the institution. Procedures / Method for solving the problem: This research has a descriptiveexploratory character. As for the procedures, bibliographical research and documental research were used as a method in order to investigate the themes related to the study for the structuring of the theoretical framework. Furthermore, field research was used in order to know the opinions of technical-administrative servers at home-office on the aspects covered in this work. For data analysis, a qualitative approach was used and the method used was the Discourse of the Collective Subject (DSC). Results: We verified a high rate of mentions of the positive aspects from the home-office, in addition to that, a large part of the servers expressed interest in continuing this type of work on a permanent basis. These facts show an apparently high level of adherence and suggest that this type of work can be an alternative both for improving the working conditions and quality of life of servers, as well as for maintaining the quality of work and services provided to the community. Practical implications: The study made it possible to verify a high level of adherence to the home-office on the part of servers, such information can contribute to discussions on the future of work at the institution. In addition, some critical points were identified, inserted together with intervention proposals in a technical report (Annex III), in order to provide information to the organization and contribute to improving the working conditions of home-office servers. Originality and contributions: The study addresses a current and relevant topic, which still lacks research, specifically with regard to the sphere of public service. Furthermore, the method used for the analysis made it possible to know the voice of the community on different aspects. Technical/Technological Production: The main technical/technological product derived from this study is a technical report (Annex III), where the identified critical points and their respective intervention proposals were gathered-
Descrição: dc.description107 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeletrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso do sujeito coletivo-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectServidor público-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectTeletrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectHome-office-
Palavras-chave: dc.subjectTelework-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse of the collective subject-
Título: dc.titleHome-office durante a pandemia de covid-19: uma análise do discurso do sujeito coletivo dos servidores técnicos-administrativos em uma instituição federal de ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.