BÚZIOS: TODA TEMPORADA! A RELAÇÃO EDUCAÇÃO, TURISMO E CULTURA: ESTUDO DE CASO DO TECTUR/CEJOB

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCPF:10033425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Fernando de Toledo-
Autor(es): dc.contributorCPF:89675522222-
Autor(es): dc.contributorGomes, Maria Helena Teixeira da Silva-
Autor(es): dc.contributorCPF:58963102222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792327H5&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Sandra Regina dos Anjos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20859-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759282-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to find out whether the valorization of culture is present on the discourse of the students of the Technical Course in Tourism of the João de Oliveira Botas State School-Tectur, located at Armação de Búzios, Rio de Janeiro, Brazil. Based on the explanatory study, this work analyses the theme with the case study method, and the main instruments were semi-structured interviews, and bibliographic and documental research. Books, articles and documents available in local offices as well as filed records were consulted, and in loco direct observations were carried on. The study presents the situation problem and a succinct scenario of the town, and then discusses the literature regarding technical professional courses, tourism and hospitality, and the importance of valorizing the cultural diversity to Education and Tourism, according to the UNESCO, the National Tourism Plan and the Tourism Director Plan of the State of Rio de Janeiro. The analysis of the interviews with the Tectur s students and professionals lead to the conclusion that the valorization of culture, although present in the students discourse, is still disorganized and often associated to short economic incomes, what is justified by the lack of a real recognition of what is or is not a local cultural expression, derived from the Búzios roots. Finally, the study discusses the data and gives suggestions to solve the problem.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo buscar se a valorização da cultura está presente no discurso dos alunos do Curso Técnico de Turismo do Colégio Estadual João de Oliveira Botas, situado no município de Armação dos Búzios no Estado do Rio de Janeiro. Tendo por base o estudo explanatório/exploratório, analisa o tema sob a metodologia de estudo de caso onde o principal método adotado foi a realização de entrevistas semi-estruturadas e a pesquisa bibliográfica e documental, tendo sido consultados livros, artigos e documentos disponíveis em órgãos locais, registros em arquivos e como também a observação direta in loco. Sendo assim, apresenta a situação-problema e um sucinto panorama da situação atual do município, para em seguida discorrer sobre a literatura publicada pertinente aos cursos técnicos profissionais, da educação profissional em turismo e hospitalidade, da importância da valorização da diversidade cultural para a Educação e Turismo, segundo a UNESCO, o Plano Nacional de Turismo e o Plano Diretor de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Procede-se à análise das entrevistas realizadas com os alunos do Tectur e com profissionais, para chegar a conclusão de que a valorização da cultura apesar de presente no discurso dos alunos, encontra-se ainda desorganizada e geralmente associada a pequenos ganhos econômicos, o que se justifica pela falta de uma identificação real do que é e do que não é expressão cultural local, fruto das raízes de Búzios. Finalizando são apresentadas a discussão dos dados levantados e as sugestões para a resolução do problema.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo em Búzios. Curso de Turismo. Valorização da cultura.-
Palavras-chave: dc.subjectTourism in Búzios. Tourism Course. Cultural valorisation.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO-
Título: dc.titleBÚZIOS: TODA TEMPORADA! A RELAÇÃO EDUCAÇÃO, TURISMO E CULTURA: ESTUDO DE CASO DO TECTUR/CEJOB-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.