
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cabral, Jacqueline Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Amanda Feliciano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:52:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:52:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24253 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759269 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho traz um panorama do surgimento da biblioteca no Brasil e o delineamento da biblioteconomia como disciplina, vindo a se consolidar com a implantação do primeiro curso na Biblioteca Nacional no final do século XIX. Discute a influência de duas matrizes na formação da biblioteconomia brasileira: a matriz francesa e a matriz norte-americana. Contextualiza a influência dessas matrizes nos currículos, sendo a matriz francesa de corte humanista predominante até a segunda metade do século XX. Levanta-se questões teóricas e epistemológicas que envolvem a construção de um currículo e os conceitos de currículo mínimo, currículo pleno e de diretrizes curriculares. Versa sobre a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira e consequentemente sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Apresenta a história da criação da Universidade Federal Fluminense e do curso de biblioteconomia e documentação. Toma como referencial as Diretrizes Curriculares Nacionais para biblioteconomia, com base para analisar o atual projeto pedagógico e a matriz curricular do curso de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal Fluminense implantados em 2007. | - |
| Descrição: dc.description | The present work brings an overview of the emergence of the library in Brazil and the design of librarianship as a discipline, consolidating with the implementation of the first course in the National Library in the end of nineteenth century. It discusses the influence of two head offices in the formation of Brazilian librarianship: the French head office and the North American head office. Contextualizes the influence of these head offices in the curricula, being the French head office of humanist cut predominant until the second half of the twentieth century. It raises theoretical and epistemological issues that involve the construction of a curriculum and the concepts of minimum curriculum, full curriculum and curricular guidelines. It talks about the creation of the Law of Brazilian Guidelines and Bases of Education and consequently on the National Curricular Guidelines. It presents the history of the creation of the Universidade Federal Fluminense and the librarianship and documentation course. It takes as reference the National Curricular Guidelines for librarianship, based on the analysis of the current pedagogical project and the head office curricular of the course of librarianship and documentation of the Fluminense Federal University implemented in 2007. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia no Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curso de biblioteconomia e documentação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Librarianship in Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Librarianship and Documentation Course | - |
| Título: dc.title | Os currículos de biblioteconomia no Brasil: o curso de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal Fluminense (um estudo de caso) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: