Os currículos de biblioteconomia no Brasil: o curso de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal Fluminense (um estudo de caso)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes de-
Autor(es): dc.contributorCabral, Jacqueline Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorSilva, Amanda Feliciano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759269-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho traz um panorama do surgimento da biblioteca no Brasil e o delineamento da biblioteconomia como disciplina, vindo a se consolidar com a implantação do primeiro curso na Biblioteca Nacional no final do século XIX. Discute a influência de duas matrizes na formação da biblioteconomia brasileira: a matriz francesa e a matriz norte-americana. Contextualiza a influência dessas matrizes nos currículos, sendo a matriz francesa de corte humanista predominante até a segunda metade do século XX. Levanta-se questões teóricas e epistemológicas que envolvem a construção de um currículo e os conceitos de currículo mínimo, currículo pleno e de diretrizes curriculares. Versa sobre a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira e consequentemente sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Apresenta a história da criação da Universidade Federal Fluminense e do curso de biblioteconomia e documentação. Toma como referencial as Diretrizes Curriculares Nacionais para biblioteconomia, com base para analisar o atual projeto pedagógico e a matriz curricular do curso de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal Fluminense implantados em 2007.-
Descrição: dc.descriptionThe present work brings an overview of the emergence of the library in Brazil and the design of librarianship as a discipline, consolidating with the implementation of the first course in the National Library in the end of nineteenth century. It discusses the influence of two head offices in the formation of Brazilian librarianship: the French head office and the North American head office. Contextualizes the influence of these head offices in the curricula, being the French head office of humanist cut predominant until the second half of the twentieth century. It raises theoretical and epistemological issues that involve the construction of a curriculum and the concepts of minimum curriculum, full curriculum and curricular guidelines. It talks about the creation of the Law of Brazilian Guidelines and Bases of Education and consequently on the National Curricular Guidelines. It presents the history of the creation of the Universidade Federal Fluminense and the librarianship and documentation course. It takes as reference the National Curricular Guidelines for librarianship, based on the analysis of the current pedagogical project and the head office curricular of the course of librarianship and documentation of the Fluminense Federal University implemented in 2007.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia no Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectCurso de biblioteconomia e documentação-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarianship in Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarianship and Documentation Course-
Título: dc.titleOs currículos de biblioteconomia no Brasil: o curso de biblioteconomia e documentação da Universidade Federal Fluminense (um estudo de caso)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.