O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.contributorCraveiro, Clarissa Bastos-
Autor(es): dc.contributorVicter, Eline das Flores-
Autor(es): dc.creatorAlencar, Maria Aparecida Moreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759265-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento matemático na Educação de Jovens e Adultos, tomando por base que ele está inserido em nosso cotidiano, e o usamos sempre. Esta modalidade de ensino é voltada para jovens, adultos e idosos, e visa pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A questão que norteou nossa pesquisa foi: Como está sendo desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem na EJA em matemática? A metodologia envolveu revisão bibliográfica e entrevista com uma professora de escola municipal de Angra dos Reis. Dentre os resultados obtidos, verificamos que o conhecimento matemático do aluno da EJA deve envolver sua experiência de vida, e sua vivência cotidiana, de forma a diminuir suas dificuldades nesta área. Estas dificuldades tem influenciado diretamente a permanência ou evasão desses estudantes do processo escolar, por isso é necessário que atentemos para a necessidade de motivá-los e buscarmos formas de envolvê-los neste processo, especialmente na área de matemática, que tem sido vista como uma das grandes causas de grande número de reprovações e abandonos. Além disso, a percepção de que os conhecimentos prévios influenciam nesse conhecimento, pois, de uma forma geral, os alunos trabalham, tem acesso à mídia, fazem compras, cuidam das despesas diárias, aprendem com a vida a reconhecer o valor do dinheiro, entre tantas outras atividades que envolvem contagem e quantificação. Como referência de nossas análises, optamos pelo Programa de Etnomatemática-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento matemático-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Título: dc.titleO conhecimento matemático na educação de jovens e adultos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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