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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Craveiro, Clarissa Bastos | - |
Autor(es): dc.contributor | Victer, Eline das Flores | - |
Autor(es): dc.creator | Alencar, Maria Aparecida Moreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:52:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:52:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5642 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759265 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento matemático na Educação de Jovens e Adultos, tomando por base que ele está inserido em nosso cotidiano, e o usamos sempre. Esta modalidade de ensino é voltada para jovens, adultos e idosos, e visa pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A questão que norteou nossa pesquisa foi: Como está sendo desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem na EJA em matemática? A metodologia envolveu revisão bibliográfica e entrevista com uma professora de escola municipal de Angra dos Reis. Dentre os resultados obtidos, verificamos que o conhecimento matemático do aluno da EJA deve envolver sua experiência de vida, e sua vivência cotidiana, de forma a diminuir suas dificuldades nesta área. Estas dificuldades tem influenciado diretamente a permanência ou evasão desses estudantes do processo escolar, por isso é necessário que atentemos para a necessidade de motivá-los e buscarmos formas de envolvê-los neste processo, especialmente na área de matemática, que tem sido vista como uma das grandes causas de grande número de reprovações e abandonos. Além disso, a percepção de que os conhecimentos prévios influenciam nesse conhecimento, pois, de uma forma geral, os alunos trabalham, tem acesso à mídia, fazem compras, cuidam das despesas diárias, aprendem com a vida a reconhecer o valor do dinheiro, entre tantas outras atividades que envolvem contagem e quantificação. Como referência de nossas análises, optamos pelo Programa de Etnomatemática | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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