Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Jacqueline de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Francisca Marli Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Barcellos, Danielle Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Jéssica Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:52:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:52:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27929 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759252 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa parte de uma experiência com mediação escolar, de vivências de observação e do estudo de temas durante a formação em Licenciatura em Pedagogia no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua, cidade localizada no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, para refletir sobre a inclusão de estudantes com deficiência nas classes regulares de municípios do interior. Trata-se da apresentação de um relato das experiências vividas durante o processo de alfabetização de um estudante com Síndrome de Down. Busco responder à indagação: como se constituem (e como deveriam se constituir) os processos inclusivos de um aluno com Síndrome de Down na Rede Regular de Ensino? Para tanto, enquanto mediadora, utilizei a observação como instrumento para análise do contexto em que estava o referido estudante. Alicerçada por uma pesquisa bibliográfica, trago reflexões sobre a estruturação de prática pedagógicas inclusivas para este aluno na sala de aula. Amparei-me em autore/as como: Paulo Freire, Piaget, Rubem Alves, Emilia Ferreiro, Isabel Alarcão, Maria Teresa Égler Mantoan, Veiga-Neto e outros. Ainda que a mediação escolar esteja presente em muitas escolas regulares, há muito o que se avançar. Neste sentido, constato na prática que a inclusão de alunos com deficiências está longe de alcançar seu ideal, de uma escola para todos e todas. | - |
Descrição: dc.description | This research work starts from an experience with school mediation, from experiences in the observation stage and from the study of themes during the training in Licentiate in Pedagogy at the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus of the Universidade Federal Fluminense in Santo Antônio de Pádua, city located in the Northwest of the State of Rio de Janeiro, to reflect on the inclusion of students with disabilities in regular classes in municipalities in the interior. This is the presentation of an account of the experiences lived during the literacy process of a student with Down Syndrome. I seek to answer the question: how are the inclusive processes of a student with Down Syndrome constituted (and how should they be constituted) in the Regular Education Network? Therefore, as a mediator, I used observation as a tool to analyze the context in which the referred student was. Based on a bibliographical research, I bring reflections on the structuring of inclusive pedagogical practices for this student in the classroom. I drew on authors such as: Paulo Freire, Piaget, Rubem Alves, Emilia Ferreiro, Isabel Alarcão, Maria Teresa Égler Mantoan, Veiga-Neto and others. Even though school mediation is present in many regular schools, there is still a long way to go. In this sense, I find in practice that the inclusion of students with disabilities is far from reaching its ideal, of a school for all. | - |
Descrição: dc.description | 34 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Down | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Down's syndrome | - |
Título: dc.title | Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: