Desenvolvimento de recursos e estratégias para o ensino-aprendizagem de radioatividade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Maylta Brandão dos-
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributorBorges, Márcia Narcizo-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Fábio Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4791-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759222-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho relatamos uma experiência de ensino de radioatividade para uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola particular localizada no centro do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Os eixos balizadores desta dissertação foram o movimento ciência-tecnologia-sociedade (CTS), aliados ao referencial teórico do educador Paulo Freire, no qual buscou-se como objetivo principal a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática (SD) para abordar o conteúdo, buscando construir junto aos alunos habilidades e competências necessárias para a tomada de decisão e o desenvolvimento de uma visão crítica de mundo, onde os alunos são cidadãos. A “crise hídrica” foi utilizada como tema gerador, que sustentou todo desenvolvimento da sequência didática. Para coleta de dados, questionários mistos com perguntas abertas e fechadas foram desenvolvidos e aplicados como pré e pós-testes. A avaliação de aprendizagem foi realizada através de uma prova discursiva englobando questões relacionadas aos aspectos históricos, teóricos e sociais. Além disso, um teatro na forma de júri simulado foi utilizado a fim de criar um momento de debate e discussão acerca do tema. Resultados mostram que a sequência utilizada gerou modificação no pensamento dos alunos, que despertou o interesse por novos conhecimentos, e estes tornaram-se mais críticos e capazes de tomar decisões sobre os problemas que enfrentam, avaliando seus riscos e benefícios-
Descrição: dc.descriptionThis paper reports a radioactivity of teaching experience to a group of third high school grade of a private school located in the center of the city of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. The benchmarks axes of this work were the movement science-technology-society (STS), together with the theoretical framework of the educator Paulo Freire, which was sought as main objective the development, implementation and evaluation of a didactic sequence (DS) to address content, seeking to build with the students skills and competencies required for decision making and the development of a critical vision of the world, where students are citizens. The "water crisis" was used as the theme generator, which sustained development of all instructional sequence. For data collection, mixed questionnaires with open and closed questions were developed and applied as pre- and post-tests. The content evaluation was conducted through a discursive proof covering issues related to the historical, theoretical and social aspect CTS. In addition, a theater in the form of simulated jury was used to create a moment of debate and discussion on the subject. Results show that the generated sequence used change in thinking simplistic and naive student, and these have become more critical and able to make decisions about the problems they face, evaluating their risks and benefits-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividade-
Palavras-chave: dc.subjectCTS-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividade-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRadioactivity-
Palavras-chave: dc.subjectSTS-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequence-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Título: dc.titleDesenvolvimento de recursos e estratégias para o ensino-aprendizagem de radioatividade-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.