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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Barros, Sergio Ricardo da Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Kenny Tanizaki | - |
Autor(es): dc.contributor | Quelhas, Osvaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Cardozo, Nathália Hipólito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:52:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:52:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12655 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759210 | - |
Descrição: dc.description | A abordagem do primeiro conceito de desenvolvimento sustentável pelo relatório de Brundtland (1987), até hoje mundialmente conhecido, levou a difusão de importantes discussões acerca da temática ambiental global. Logo, foi percebida a significância das Instituições de Ensino Superior (IES) pela indispensabilidade como formadoras de indivíduos e potencial nas áreas de pesquisa. Inúmeras conferências, cúpulas e eventos voltados para a sustentabilidade na IES ocorreram na era pós-Brundtland, fortalecendo a necessidade do trabalho conjunto entre sociedade, governanças e IES para se alcançar a sustentabilidade em âmbito global. Todavia, as diversas possibilidades de ações e práticas sustentáveis apresentadas nas declarações e cartas de sustentabilidade nas IES, desde a década de 80, fez com que a execução das mesmas se tornasse complicada. O UI GreenMetric World University Ranking (WUR) é uma das ferramentas avaliativas mais recentes, porém com significativa participação de IES privadas e públicas. Projetada para envolver IES de países desenvolvidos e em desenvolvimento, a ferramenta estimula a busca contínua por práticas sustentáveis, a competição saudável entre IES, e até mesmo fomenta investimentos financeiros. Neste sentido, portanto, o presente trabalho objetivou identificar e comparar os benchmarks de quatro IES que estiverem entre as dez mais bem colocadas no WUR e de quatro IES brasileiras também participantes. Através da metodologia benchmarking, com apoio do questionário e os seis indicadores do WUR (Localização e infraestrutura, Energia e mudança climática, Resíduos, Água, Transporte e Educação), foram identificadas divergências e similaridades no foco e importância dados a implementação de ações de desenvolvimento sustentável das IES, bem como as estratégias e práticas adotadas para que essas IES fossem consideradas sustentáveis pelo WUR. De maneira geral, enquanto as IES mais bem colocadas no WUR direcionam seus esforços para mudanças estruturais, investimento de capital, ações com retorno à longo prazo, investimentos em tecnologias alternativas e participação contínua e presencial dos discentes, as IES brasileiras agem nas áreas de manutenção estrutural e troca para equipamentos mais eficientes, campanhas de conscientização ambiental por meio eletrônico e outras ações com retorno à curto prazo. A partir desses resultados, foi criada uma tabela final com os principais benchmarks em comum das quatro IES mais bem colocadas no WUR e das quatro IES brasileiras também participantes, visando que esta possa utilizada como guia/caminho inicial, para que IES possam integrar a sustentabilidade em suas organizações | - |
Descrição: dc.description | The approach of the first concept of sustainable development released in the Brundtland report (1987), has led to the global diffusion of important discussion concerning the environment until today. Posteriorly, the significance of Higher Education Institutions (HEI) to reach sustainability was noticed due to their educator role and research potential. Numerous conferences, summits, and events focusing on sustainability in HEIs took place in the post-Brundtland era, strengthening the need for joint work between society, governance and HEIs to achieve sustainability at a global level. However, the various possibilities for sustainable actions and practices presented in the declarations and charters of sustainability in HEIs since the 1980s have made their implementation a complex task. The UI GreenMetric World University Ranking (WUR) is one of the most recent evaluation tools of sustainability in HEIs, but with significant participation of private and public HEIs. Designed to engage HEIs from developed and developing countries, the tool encourages the continued pursuit of sustainable practices, healthy competition among HEIs, and even fosters financial investments from third parties. In this sense, therefore, the present work aimed to identify and compare the benchmarks of the four-best ranked HEIs and of the four Brazilian HEIs also participants of the WUR. Through the benchmarking methodology, with the support of the HEIs sustainable reports, the WUR questionnaire and its six indicators (Location and Infrastructure, Energy and Climate Change, Waste, Water, Transport, and Education), divergences and similarities were identified about the focus and importance given to the implementation of sustainable development actions of the HEIs. Also, the main strategies and practices adopted for these HEIs to be considered sustainable by the WUR were discussed through their benchmarks. In general, the four-best ranked HEIs in the WUR direct their efforts towards structural changes, capital investment, actions with the long-term return, investments in alternative technologies, and students' continuous and direct participation. On the other side, Brazilian HEIs have their central actions being implemented in infrastructural maintenance, exchange for more efficient equipment, campaigns of environmental awareness through e-mail and social media, and other efforts with the short-term return. Based on these results, a final table was generated with the main common benchmarks of the four-best ranked HEIs and the four Brazilian HEIs of the WUR, aiming that the benchmarks table can be used as a guide/first path, so that other HEIs can integrate sustainability in their organizations and strategies | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Greenmetric World University Ranking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Benchmark | - |
Título: dc.title | Análise dos Benchmarks de instituições de ensino superior participantes do Greenmetric World University Ranking | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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