Mercado de esports: análise de partes envolvidas, desenvolvimento do cenário, negócios de modelos, fontes de receita e novas oportunidades

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Autor(es): dc.contributorSousa, Francisco José Batista de-
Autor(es): dc.creatorBechara, Alberto Dutra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12745-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759179-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem como objetivo contar brevemente a origem e história das principais modalidades, organizações, instituições, ligas, jogadores e detalhar meios de transmissão, modelos de negócio, patrocínios de marcas endêmicas e não endêmicas. Colocando cada parte no contexto para elaborar uma explicação de como o ecossistema dos esports funcionam de forma coesa. Como consequência da separação de cada componente do mercado, fica facilitada a explicação e mensuração de como cada parte gera receita e em novas oportunidades de monetização. Entender a evolução dos modelos de negócios, erros e acertos das desenvolvedoras principalmente nos últimos vinte anos nos ajudará a prever futuras tendências e traçar um panorama de onde estamos e onde deveremos estar para sermos capazes de aproveitar oportunidades que virão da melhor forma-
Descrição: dc.descriptionThis paper has the goal of telling briefly the origin and history of the main modalities, organizations, institutions, leagues, players and detailing the means of broadcasting, the business models, the sponsorship of endemic and non-endemic brands. Putting each part in context to elaborate an explanation on how the esports ecosystem works in a cohesive way. As a consequence of the separation of each market component, making easier the explanation and measurement about how each part generate income and in new monetizing opportunities. Understanding the evolution of the business models, the hits and misses from the developers, mainly in the past twenty years, will help us to foresee future trends and draw an overview from where we stand and where we should be in order to be able to make the most of future possibilities-
Descrição: dc.description66 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEsports-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizações-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitivo-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizations-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitive-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic sport-
Título: dc.titleMercado de esports: análise de partes envolvidas, desenvolvimento do cenário, negócios de modelos, fontes de receita e novas oportunidades-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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