Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janie Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Mara Monteiro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Jacqueline de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Mônica Lemos Müller Terra da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:52:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:52:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29973 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759169 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho visa relacionar os circuitos psicomotores nas aulas de Educação Física com a inclusão de 05 (cinco) crianças com Transtorno do Espectro Autista e 24 (vinte e quatro) alunos típicos, matriculados em uma escola particular do município de Cabo Frio/ RJ. O indivíduo com Transtorno do Espectro Autista pode apresentar habilidades sociais, movimentos estereotipados e repetitivos e restrito uso da linguagem, o que pode dificultar a escolha das estratégias de inclusão nas aulas de Educação Física. Os circuitos Psicomotores podem proporcionar a integração, além de trazer possíveis benefícios por promover diversas experiências motoras que podem auxiliar no seu desenvolvimento. Utilizamos uma metodologia qualitativa, intervencionista e exploratória, pois fizemos as intervenções durante o circuito quando necessário, exploratória, pois para fundamentar a dissertação e a nossa prática buscamos nas bases de dados os artigos mais recentes e os primários que fundamentaram a nossa prática. O produto deste trabalho é a produção de um vídeo aula utilizando o circuito psicomotor a fim de que este seja postado no canal do YouTube da Müller Connect, direcionado a 15 (quinze) professores de Educação Física, onde verificou-se o seu interesse em utilizar diferentes metodologias, visto que há poucas pesquisas sobre esta estratégia. Esperamos poder contribuir para a melhoria do atendimento das pessoas com autismo em segundo plano. | - |
Descrição: dc.description | The master's project aims to relate the psychomotor circuits in Physical Education classes with the inclusion of 05 (five) childs with Autistic Spectrum Disorder and 24 (twenty-four) typical students enrolled in a private school in the municipality of Cabo Frio / RJ. The individual with ASD can present social skills, stereotyped and repetitive movements and restricted use of language, which can make it difficult to choose strategies that include these students in Physical Education classes. Psychomotor circuits can provide integration, in addition to bringing possible benefits for promoting various motor experiences that can assist in their development. We used a qualitative, interventional, and exploratory methodology, as we made interventions during the circuit when it is necessary, exploratory, because to base the dissertation and our practice we will search the databases for the most recent articles and the primary ones that justified our practice. The product of this work will be the production of a video lesson using the psychomotor circuit so that it can be posted on the Müller Connect YouTube channel, aimed at 15 (fifteen) Physical Education teachers where it was verified their interest in using different methodologies, since there is a little research on this strategy. We hope to contribute to improving the care of people with ASD in the background. | - |
Descrição: dc.description | 89 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física, Autismo, Inclusão, Circuito, Vídeo aula. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno autístico, Inclusão social, Psicomotricidade, Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical Education, Autism, Circuit, Inclusion, Video lesson | - |
Título: dc.title | A produção de uma vídeo aula sobre um circuito psicomotor como estratégia de inclusão de alunos com TEA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: