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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mello, Marco Antonio da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Felipe Berocan | - |
Autor(es): dc.creator | Medawar, Carlos Eduardo Martins Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:52:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:52:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25173 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759150 | - |
Descrição: dc.description | A partir das religiões dos orixás, parte considerável das representações culturais africanas no Brasil, em Cuba e em vários países da América, este trabalho busca analisar o contexto afro-americano e nele as formas da piedade através das quais os cultos afro-brasileiros se estruturaram como sistemas de crenças e de práticas, procurando explorar possibilidades de comparação e contraste (semelhanças e diferenças) com os cultos afro-cubanos, contextualizado nas problemáticas resultantes das questões relativas às heranças africanas no espaço sagrado dos cultos e de suas liturgias, onde Brasil e Cuba se constituem como duas grandes áreas de concentração de afro-descendentes, advindos de uma situação diaspórica marcada pelo sistema escravista colonial. A complexidade das liturgias e da vida piedosa afro-americana constituem um verdadeiro quebra-cabeça a desafiar a imaginação sociológica, onde a tradição e a modernidade se entrelaçam na dinâmica da estética ritual dos cultos, através da qual o fator econômico se sobressai como domínio integrado a outras dimensões da vida social, fazendo com que a religião deixe de ser uma variável extra econômica e que o mercado não seja visto apenas como local de compra e venda de mercadorias, exógeno e dissociado das práticas e representações contextuais. Neste trabalho busca-se entender como as tradições africanas no novo mundo se desenvolveram e resistiram através dos séculos interagindo com as prerrogativas do mundo moderno e evidenciando como a existência de um comércio de artigos religiosos contribui para uma etnografia dos circuitos de produção, distribuição e consumo de mercadorias, em função das práticas rituais, nos casos específicos do Lukumi em Cuba e do Candomblé no Brasil, considerando o mercado como parte intregrante e indissociável do processo ritual nas casa de culto. | - |
Descrição: dc.description | From the religions of the orishas, a considerable part of the African cultural representations in Brazil, in Cuba and in several American countries, this work intends to analyze the Afro-American context and in it the forms of piety through which Afro-Brazilian cults have structured themselves as belief systems and practices, seeking to explore possibilities of comparison and contrast (similarities and differences) with Afro-Cuban cults, contextualized in the problematic resulting from the questions related to African legacies in the sacred space of the cults and their liturgies, where Brazil and Cuba constitute two large areas of concentration of Afro-descendants, coming from a diasporic situation marked by the colonial slave system. The complexity of the liturgies and the pious African-American life constitute a real puzzle challenging the sociological imagination, where tradition and modernity are intertwined in the dynamic of the ritual aesthetics of the cults, through which the economic factor stands out as an integrated domain to other dimensions of social life, making religion cease to be an extra-economic variable and that the market is not only seen as a place of buying and selling goods, exogenous and dissociated from contextual practices and representations. This academic work seeks to understand how the African traditions in the new world have developed and resisted through the centuries interacting with the prerrogatives of the modern world and showing how the existence of a trade in religious articles contributes to an ethnography of production, distribution and consumption circuits in the specific cases of Lukumi in Cuba and Candomblé in Brazil, considering the market as an intangible and inseparable part of the ritual process in the house of worship. | - |
Descrição: dc.description | 367 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religiões Afro-Americanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado Religioso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Candomblé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética Ritual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religião | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culto afro-brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | African | - |
Palavras-chave: dc.subject | American Religions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religious Market | - |
Palavras-chave: dc.subject | Candomblé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ritual Aesthetics | - |
Título: dc.title | As religiões Afro-Americanas: o mercado de artigos religiosos e a estética ritual em Cuba e no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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