Políticas educacionais para cursos de licenciatura: a construção discursiva da não-pessoa discente de letras português-espanhol

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaher, Del Carmen-
Autor(es): dc.contributorAntunes, Viviane-
Autor(es): dc.contributorSouza, Alice Morais Rego de-
Autor(es): dc.creatorGrees, Mirian Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759147-
Descrição: dc.descriptionA formação de professores é uma temática que gera debates tanto dentro da universidade quanto fora dela, uma vez que temos repercussão em pesquisas científicas como também nas grandes mídias. Entretanto, nas duas últimas décadas, foram elaborados novos documentos relativos aos cursos de licenciatura, são eles: as Resoluções CNE/CP nº 1 de 2002 e CNE/CP nº 2 de 2015. Estas resoluções tratam da divisão entre: as teorias, o que denominam como “prática como componente curricular” e o estágio supervisionado na formação docente, além de apresentarem princípios educativos a serem seguidos pela comunidade universitária. Dessa forma, propomonos a analisar os diferentes discursos que constroem a “não-pessoa”, o professor em formação, a partir dos documentos que abrigam as reformas curriculares. O nosso foco de análise se caracteriza pelas ementas do curso de licenciatura em Letras Português/Espanhol da Universidade Federal Fluminense (UFF). Recorremos, como base desta pesquisa documental, aos resultados encontrados na dissertação de Souza (2013), que versam sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) e o projeto político pedagógico (PPP) de três instituições de ensino (UERJ, UFRJ e UFF), mantendo, dessa maneira, uma memória discursiva. Para tanto, utilizamos como fundamentação teórica os preceitos do linguista Maingueneau (2004-2008), que trata das restrições que constroem o discurso, da enunciação que condiciona a estrutura discursiva dos textos que compõem o nosso objeto de análise. Consideramos ainda os conceitos do filósofo Foucault (2017-2019), que trabalha com o conceito de enunciado, como também os estudos de Souza (2002), que dentro da perspectiva Bakthiniana, aborda o enunciado concreto, o tema e a expressividade. Além de Bakhtin (2010), que trata do ato responsável-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionLa formación del profesorado es un tema que genera debates tanto dentro de la universidad como fuera de ella, ya que tenemos repercusiones en la investigación científica, así como en los principales medios de comunicación. Sin embargo, en las últimas dos décadas, se elaboraron nuevos documentos relacionados con los cursos de pregrado, a saber: Resoluciones CNE / CP nº 1 de 2002 y CNE / CP nº 2 de 2015. Estas resoluciones abordan la división entre: teorías, lo que llaman "práctica como componente curricular" y la pasantía supervisada en la formación de docentes, además de presentaren los principios educativos que deben seguir la comunidad universitaria. De esta forma, proponemos analizar los diferentes discursos que construyen el "no-persona", el maestro en formación, a partir de los documentos que albergan las reformas curriculares. Nuestro corpus de análisis se caracteriza por los menús del curso de pregrado en Lenguas Portuguesa / Española en la Universidad Federal Fluminense (UFF). Utilizamos, como base de esta investigación documental, los resultados encontrados en la disertación de Souza (2013), que trata sobre la práctica como componente curricular (PCC) y el proyecto político pedagógico (PPP) de tres instituciones educativas (UERJ, UFRJ y UFF), manteniendo así una memoria discursiva. Para eso, utilizamos como base teórica los preceptos del lingüista Maingueneau (2004-2008), que se ocupa de las restricciones que construyen el discurso, la enunciación que condiciona la estructura discursiva de los textos que constituyen nuestro objeto de análisis. Además, consideramos los conceptos del filósofo Foucault (2017-2019), que trabaja con el concepto de enunciado, así como los estudios de Souza (2002), quien, desde la perspectiva bakthiniana, aborda el enunciado concreto, el tema y la expresividad. Además de Bakhtin (2010), que se ocupa del acto responsable-
Descrição: dc.description134 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectReformas das Licenciaturas-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectEspanhol-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectFormación de profesor-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículum-
Palavras-chave: dc.subjectReformas de grado-
Título: dc.titlePolíticas educacionais para cursos de licenciatura: a construção discursiva da não-pessoa discente de letras português-espanhol-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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