Reflexões sobre metodologias de ensino da sociologia na ETEHL: percepções sobre temas e estratégias no âmbito do PIBID

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruvello, Elisabete-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.creatorMaciel, Beatriz Castelo Branco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9887-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759146-
Descrição: dc.descriptionEssa trabalho pretende refletir sobre e problematizar as seguintes questões: Como o PIBID enquanto um espaço de inovação de metodologias estimula na ETEHL o processo de aprendizagem dos conteúdos da Sociologia? Que temas e estratégias de ensino possibilitaram uma aprendizagem mais significativa da Sociologia no contexto da ETEHL? Qual a percepção dos alunos a respeito desse processo? Através de um extenso trabalho de campo e de pesquisas bibliográficas pretendo comprovar as hipóteses de que o PIBID constitui um espaço de troca e de aprendizado significativo para bolsistas de iniciação à docência, supervisores participantes e alunos da ETEHL, propiciando experiências de aprendizagem em torno dos conteúdos sociológicos. Assim também, busco demonstrar o quanto estratégias de ensino que envolvem a participação dos alunos são mais ricas do que apenas as aulas expositivas, bem como conteúdos relacionados à vida cotidiana dos educandos, como desigualdade social, racismo, machismo e temas afins-
Descrição: dc.descriptionThe present work focus on the main questions: How the PIBID, while a inovation environment of metodologies stimulates at ETEHL the learning process of the sociology as a discipline? What subjets and strategies of teaching allow a diferent kind of learning sociology in the ETEHL context? Whats the perception of the students about that process? Through an extended fieldwork and bibliography researches I pretend to prove the hipoteses of PIBID as a main agent to produce an environment of exchanges and learning quite significant to scholarship holders, supervisors and students of ETEHL, providing experiences of learning aroung the sociology contents. By that, I also demonstrate how much strategies of learning that envolves active participation of the students are more interesting than expository classes as well as the contents relates to the daily basis of the students as social inequality, racism, sexism and others-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didática-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas metodológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Técnica Estadual Henrique Lage-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectDidactc transposition-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching method-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Palavras-chave: dc.subjectMethodological practices-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Técnica Estadual Henrique Lage-
Título: dc.titleReflexões sobre metodologias de ensino da sociologia na ETEHL: percepções sobre temas e estratégias no âmbito do PIBID-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.