Burguesia e nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo

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Autor(es): dc.contributorNeves, Lúcia Maria Wanderley-
Autor(es): dc.contributorCPF:00656564422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788253Z0-
Autor(es): dc.creatorMartins, André Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18241-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759112-
Descrição: dc.descriptionLe travail a comme objectif analiser les stratégies de l'éducation politique implantées par la bourgeoisie au Brésil contemporain pour diffuser les paramètres d'une nouvelle sociabilité. Pour cela,il analyse les fondements politiques que guident telles stratégies et les formes d'intervention realisées par les appareils privés de l'hégémonie, dans la societé civille et par ses intellectuels.Le référentiel théoriqueméthodologique de l'analise est basé au historicisme. Les sources utilisées ont été les productions bibliographiques et principalement,documents des organisme de la bourgeoisie. L'étude montre que les fondaments de stratégies de l'éducation politique ont été insérés dans le programme néo-libéral de la Troisième Voie implanté dans les années 90. L'étude a revelé que les actes des entreprises destinées a consolider la nouvelle sociabilité ont fini dans la rééducation de la même classe.A été revelé aussi que tels efforts politiques sont constitués comme expression d'une nouvelle hégémonie et que a comme ideologie de la "responsabilité sociale" son principal repère.L'étude a conclu que par les moyens de pratiques rafinés,les entrepreneurs brésiliens s'efforcent pour redefinir les notions historiques importantes,comme la participation,citoyenneté et solidarité.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionO trabalho tem por objetivo analisar as estratégias de educação política implementadas pela classe burguesa no Brasil contemporâneo para difundir parâmetros de uma nova sociabilidade. Para isso, analisa os fundamentos políticos que orientam tais estratégias e as formas de intervenção realizadas por seus aparelhos privados de hegemonia, na sociedade civil, e por seus intelectuais na aparelhagem de Estado. O referencial teórico-metodológico de análise é baseado no historicismo gramsciano. As fontes utilizadas foram produções bibliográficas e, principalmente, documentos de organismos da classe burguesa e de órgãos do aparelho de Estado que atuaram na educação da nova sociabilidade. O estudo procura mostrar que os fundamentos das estratégias de educação política estão inseridos no programa neoliberal da Terceira Via que foi sistematizado nos anos de 1990. O estudo revela que as ações empresariais destinadas a consolidar a nova sociabilidade acabaram resultando na reeducação da própria classe. Revela também que tais esforços políticos se constituem como expressão de uma nova hegemonia que tem na ideologia da responsabilidade social sua principal referência. O estudo concluiu que por meio de práticas refinadas o empresariado brasileiro vem envidando esforços para redefinir noções históricas importantes, tais como participação, cidadania e solidariedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos instituintes-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonia-
Palavras-chave: dc.subjectSociabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectBurguesia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectÉducation-
Palavras-chave: dc.subjectHégémonie-
Palavras-chave: dc.subjectSociabilité-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleBurguesia e nova sociabilidade: estratégias para educar o consenso no Brasil contemporâneo-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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