A viagem na geração beat e a cultura estadunidense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFridman, Luis Carlos-
Autor(es): dc.contributorLa Barre, Jorge de-
Autor(es): dc.contributorBrasil Júnior, Antonio da Silveira-
Autor(es): dc.creatorMorettoni, Marina Marins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:52:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:52:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16749-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759093-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação investiga a prática social da viagem na Geração Beat. Parte da premissa de que o movimento literário e geracional beat participa do amplo processo de transformação da comunidade imaginada estadunidense no decorrer do século XX: a formação da América Multicultural. Considera que o movimento desviante beat é conformado em meio às condições imediatas de existência, caracterizadas pelo controle moral e político-ideológico, a realidade da segregação socioespacial entre grandes centros e subúrbios estadunidenses e os excessos da cultura de consumo, que conformam afinidades eletivas entre a juventude estadunidense, expressas no desejo de rebelião (Capítulo 1). Explica que o movimento, inicialmente literário, alcançou dimensões nacionais a partir da interseção entre as condições contextuais, o conjunto de lastros históricos e formas culturais compartilhados e sua assimilação pela Indústria Cultural (Capítulo 2). Assume a produção literária beat como fonte e interlocutora de pesquisa, dedicando-se ao estudo de On the Road, o road novel de autoria de Jack Kerouac, considerados os principais representantes deste movimento; entende que o autor e sua obra só ganham sentido quando pensados na interseção entre os diferentes tempos históricos: 1) o tempo de produção e recepção da obra; 2) o tempo biográfico do artista; e 3) o tempo histórico dos Estados Unidos (Capítulo 3). Identifica a viagem como uma “tradição inventada” entre o final do século XIX e meados dos anos 1940, consolidada como parte da cultura dominante do American Way of Life, por meio da mediação cultural do See American First Movement e do Work Progress Administration (Capítulo 4). Conclui que a viagem beat é um amalgama entre o imaginário nacional e a maneira como a América é reimaginada e vivida pela juventude rebelde de meados do século XX-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis investigates the social practices of the travel in the Beat Generation. It comes from the premise that the literary and generational beat movement takes part of the wide transformation process of the imagined American community throughout the XX century: the formation of the “Multicultural America”. It considers that the deviant beat movement is shaped among the immediate conditions of the existence, which are portrayed by the moral and political-ideological control, the reality of the socio-spatial segregation in the big American centers and suburbs and the excesses of the consumption culture, which conforms elective affinities among the American youth, expressed by the desire of rebellion (Chapter 1). Chapter 2 explains that the movement reached national dimensions from the intersection between the contextual conditions, the set of historical ballasts and the cultural forms that are shared and the assimilation by the Cultural Industry. This thesis also investigates the production of the beat literature as a source and also as a research interlocutor, studying the main representants of this movement – Jack Kerouac and his novel On the Road –; it is understood that the author and the work only receive a meaning when they are thought within this intersection between the different historical periods: 1) the period of production and reception of the work; 2) the artist’s biographical time; and 3) the American historical period (Chapter 3). It also identifies the travel as a “invented tradition” between the end of the XX century and the mid 40’s, which is consolidated as a part of the dominant culture through “The American Way of Life”, through the cultural mediation of the “See American First Movement” and the “Work Progress Administration” (Chapter 4). It concludes that the beat travel is a mixture between the national imaginary and the way America is reimagined and live by the rebel youth from the mid of the XX century-
Descrição: dc.description163 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeração beat-
Palavras-chave: dc.subjectEUA-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento cultural-
Palavras-chave: dc.subjectViagem-
Palavras-chave: dc.subjectGeração beat-
Palavras-chave: dc.subjectCultura americana-
Palavras-chave: dc.subjectMudança social-
Palavras-chave: dc.subjectViagem-
Palavras-chave: dc.subjectBeat generation-
Palavras-chave: dc.subjectUSA-
Palavras-chave: dc.subjectCultural movement-
Palavras-chave: dc.subjectTravel-
Título: dc.titleA viagem na geração beat e a cultura estadunidense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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