A logística reversa de pneumáticos e a política nacional de resíduos sólidos no Brasil: um estudo de caso sobre a região hidrográfica do recursos hídricos-Médio Paraíba do Sul

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrasil, Felipe da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6202668326517008-
Autor(es): dc.contributorCarli, Ana Alice de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2137627912894977-
Autor(es): dc.contributorNascentes, Alexandre Lioi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1808261154114079-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6150038949794106-
Autor(es): dc.creatorViotti, Marcela Aguiar Portugal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27189-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759092-
Descrição: dc.descriptionOs pneus inservíveis ainda representam um grande passivo ambiental para o mundo e o Brasil. Não obstante a logística reversa dos pneus inservíveis ser obrigatória, ainda existe uma grande quantidade de pneus que são descartados na natureza de forma irregular. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o cumprimento das obrigações impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil no que tange a implantação da logística reversa de pneumáticos, em 11 municípios pertencentes à Região Hidrográfica do Recursos HídricosMédio Paraíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória com levantamentos bibliográficos, além de uma revisão das principais legislações referentes ao Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, e sua adequação em relação às obrigações legais a logística reversa dos pneumáticos inservíveis dos municípios estudados. Os resultados deste trabalho demonstraram que 7 dos 11 municípios da Região estudada ainda não tem os seus Planos Municipais de Resíduos Sólidos, e nenhum dos municípios criou legislação específica para a logística reversa de pneus. Isto significa, que praticamente as ações existentes para a logística reversa dos inservíveis ou ocorrem por inciativas diretas relacionadas aos convênios com a Reciclanip ou através de iniciativas individuais tanto do setor empresarial ou da própria população para o reaproveitamento direto dos pneus inservíveis, como poderá ser visto posteriormente. Apenas 5 municípios da Região Hidrográfica do Recursos Hídricos- Médio Paraíba do Sul possuem pontos de coletas cadastrados no IBAMA, sendo 11 pontos de coleta no total, com uma capacidade máxima declarada de 18.775 pneus por ano. Grande parte dos pneus inservíveis não estão sendo triturados para o reaproveitamento dos seus componentes, e sim estão sendo levados para a o aproveitamento energético por queima em fornos de coprocessamento em indústrias cimenteiras. Este aproveitamento energético não pode ser considerado o melhor destino para os inservíveis, uma vez que a borracha e seus demais componentes não vão voltar para o início de uma nova cadeia de produção de pneumáticos, o que pode inclusive ser considerado um tratamento térmico de resíduos e não uma logística reversa. Desta forma, pode-se concluir que o atual modelo de logística reversa de pneumáticos inservíveis estabelecido na Região estudada ainda precisa ser melhor difundido e ampliado, sendo fundamental uma maior interação entre os geradores finais, o poder público e os fabricantes de pneus, sendo ainda comum identificar nesta região a destinação de pneus inservíveis de forma incorreta nos logradouros públicos ou nos diferentes ambientes a céu aberto.-
Descrição: dc.descriptionWaste tires still represent a major environmental liability for the world and Brazil. Although the reverse logistics of waste tires is mandatory, there is still a large number of tires that are discarded in nature in an irregular way. The general objective of this work was to evaluate the fulfillment of the obligations imposed by the National Solid Waste Policy in Brazil with regard to the implementation of reverse logistics of tires, in 11 municipalities belonging to the Hydrographic Region of Water Resources - Middle Paraíba do Sul, in the State of Rio de Janeiro. Initially, an exploratory research was carried out with bibliographic surveys, in addition to a review of the main legislation referring to the Solid Waste Management, and its adequacy in relation to legal obligations to reverse logistics of unserviceable tires in the municipalities studied. The results of this work showed that 7 of the 11 municipalities in the studied region still do not have their Municipal Solid Waste Plans, and none of the municipalities created specific legislation for the reverse logistics of tires. This means that practically the existing actions for the reverse logistics of the unserviceable or occur through direct initiatives related to agreements with Reciclanip or through individual initiatives either by the business sector or by the population itself for the direct reuse of unserviceable tires, as can be seen posteriorly. Only 5 municipalities in the Hydrographic Region of Water Resources - Middle Paraíba do Sul have collection points registered with IBAMA, with 11 collection points in total, with a declared maximum capacity of 18,775 tires per year. Most of the waste tires are not being crushed for the reuse of their components, but are being taken to the energy utilization by burning in co-processing furnaces in cement industries. This energy use cannot be considered the best destination for the unserviceable, since rubber and its other components will not return to the beginning of a new tire production chain, which can even be considered a thermal treatment of waste and not reverse logistics. Thus, it can be concluded that the current model of reverse logistics for waste tires established in the region studied still needs to be better disseminated and expanded, with greater interaction between the final generators, the government and the tire manufacturers being fundamental, being still it is common to identify in this region the destination of waste tires incorrectly in public places or in different open air environments.-
Descrição: dc.description90 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPneus inservíveis-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos sólidos-
Palavras-chave: dc.subjectReciclagem-
Palavras-chave: dc.subjectLogística reversa-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectRegião Médio Paraíba-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectScrap tires-
Palavras-chave: dc.subjectSolid waste-
Palavras-chave: dc.subjectRecycling-
Palavras-chave: dc.subjectReverse logistics-
Título: dc.titleA logística reversa de pneumáticos e a política nacional de resíduos sólidos no Brasil: um estudo de caso sobre a região hidrográfica do recursos hídricos-Médio Paraíba do Sul-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.