Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Thadeu Josino Pereira-
Autor(es): dc.contributorHelayël-Neto, José Abdalla-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Douglas Santos Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2787111051231100-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9369928320175297-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4044332658989430-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0015478917428941-
Autor(es): dc.creatorAntônio, Alan Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14935-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.12462431721-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759084-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um produto educacional foi aplicado numa turma de 25 alunos do 3º ano do curso médio. Propõe uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), baseada na teoria de aprendizagem significativa (TAS), sobre a inserção de física quântica à partir de uma atividade experimental, de forma que os próprios alunos possam manipular o experimento, coletar dados e analisar as relações entre as variáveis usando gráfico, a fim de determinar a constante de Planck . Identificando as possíveis influencias em uma atividade experimental, os alunos, através da avaliação do produto educacional, expressaram a necessidade de aulas mais dinâmicas e com uso de tecnologias de ensino. Tais dados demonstram claramente que ouve melhoria no processo de ensino aprendizagem com a obtenção de amplo desenvolvimento cognitivo do tema abordado-
Descrição: dc.descriptionThis work presents an educational product that was applied to a class of 25 students from the 3rd year of the high school. Proposes a potentially significant teaching unit (UEPS), based on the theory of significant learning (TAS), on the insertion of quantum physics from an experimental activity, so that the students themselves can manipulate the experiment, collect data and analyze the relationships between variables using a graph in order to determine the Planck constant. Identifying the possible influences on an experimental activity, the students, through the evaluation of the educational product, expressed the need for more dynamic classes with the use of teaching technologies. Such data clearly demonstrate that there is an improvement in the teaching-learning process with the achievement of broad cognitive development of the topic addressed-
Descrição: dc.description144f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica quântica-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da aprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectFísica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectQuantum physics-
Palavras-chave: dc.subjectTheory of meaningful learning-
Título: dc.titleProposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental-
Título: dc.titleUEPS proposal for inserting the content of quantum physics through an experimental activity-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.