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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Edra, Fátima Priscila Morela | - |
Autor(es): dc.contributor | Edra, Fátima Priscila Morela | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Elton | - |
Autor(es): dc.contributor | Queiroz Neto, Ambrózio Correa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mondo, Tiago Savi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7019740862865825 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rosemárcia Ribeiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31998 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759066 | - |
Descrição: dc.description | Os aeroportos são importantes para a efetivação da atividade turística, visto que a experiência turística de muitos passageiros se inicia a partir deles. Inicialmente, os aeroportos foram criados para apoio de operações de aeronaves, embarque e desembarque de pessoas e cargas, sendo considerado lugar de passagem, no qual o indivíduo chegava, esperava por seu voo e não tinha nenhuma relação mais interativa com o local. As administrações aeroportuárias enxergavam os passageiros apenas como clientes das companhias aéreas e por esta razão, restringiam suas atividades em serviços voltados para as companhias aéreas. Entretanto, a partir da década de 1990, esta visão foi transformada, uma vez que os aeroportos compreenderam que oferecer serviços com o foco nos passageiros poderia gerar benefícios econômicos para o próprio aeroporto. Além disso, a demanda por transporte aéreo cresceu, fator que impôs a necessidade de melhorias no serviço prestado ao cliente, que se tornou mais exigente, com expectativa de ter uma boa experiência no aeroporto. A partir desta nova mentalidade, os aeroportos se tornaram grandes estruturas que oferecem serviços para os passageiros em seu tempo de espera, como lojas para compras, alimentação e atividades de entretenimento. No Brasil, a realidade não foi diferente. A datar de 2011, o governo brasileiro deu início às concessões aeroportuárias. A partir disto, passou a ser incumbência das empresas vencedoras dos leilões a gestão, modernização, ampliação e manutenção dos aeroportos brasileiros concedidos. Desde então, os aeroportos brasileiros estão passando por diversas transformações no que tange à infraestrutura física, cultura organizacional, atendimento, participação ativa nas redes sociais, marketing aeroportuário, inclusive implementação de ações de marketing turístico, o que outrora não era comum. Dado estes fatores, o objetivo deste estudo é identificar e avaliar as ações de promoção ao turismo criadas pelas concessionárias aeroportuárias por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. A coleta dos dados primários se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com funcionários do Aeroporto Internacional Tom Jobim - RIOgaleão (GIG) e Aeroporto Internacional de Florianópolis - Floripa Airport (FLN), enquanto a coleta dos dados secundários se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, verificou-se que as concessionárias dos aeroportos estudados possuem um setor de desenvolvimento turístico e têm desenvolvido, em parceria com órgãos públicos e trade turístico, ações que visam aumentar o número de turistas viajando para a região em que o aeroporto está instalado, assim como para outras regiões do país. Por meio de alguns exemplos citados pelos funcionários, foi possível identificar algumas ações e seus benefícios diretos para o turismo brasileiro. Pretende-se, com os resultados do presente estudo, colaborar para o incremento de estudos relacionados à Concessão Aeroportuária no Brasil, assim como colaborar com um estudo que entrelace o tema referido com o Turismo. | - |
Descrição: dc.description | Airports are important for the realization of tourist activity, whereas the tourist experience of many passengers starts from them. Initially, airports were created to support aircraft operations boarding and disembarking of people and cargo, being considered a place of passage, Where the individual arrived, waited for his flight and had no more interactive relationship with the place. Airport administrations saw passengers only as customers of airlines and for this reason, they did not strive to offer a quality service to passengers. However, from the 1990s, this view was transformed, as airports understood that offering additional services to passengers could generate economic benefits for the airport itself. In addition, the demand for air transport has grown, a factor that has imposed the need for improvements in the service provided with a focus on the customer, who has become more demanding, with the expectation of having a good experience at the airport. From this milestone, airports have become large structures that offer additional services to passengers in their waiting time, such as stores for shopping, food and entertainment activities. In Brazil, the reality was no different. In 2011, the Brazilian government started airport concessions. From this, it became the responsibility of the companies that won the auctions to manage, modernize, expand and maintain the Brazilian airports under concession. Since then, Brazilian airports have been undergoing several transformations in terms of physical infrastructure, organizational culture, customer service, active participation in social networks, airport marketing, including the implementation of tourist marketing actions, which was not common in the past. Given these factors, the objective of this study is to identify and analyze the actions to promote tourism created by airport concessionaires through qualitative, exploratory, descriptive, bibliographical and documental research. The primary data was collected through semi-structured interviews, carried out with employees at the Tom Jobim International Airport - RIOgaleão (GIG) and Florianópolis International Airport - Floripa Airport (FLN), while the secondary data was collected through the survey bibliography and documentation. As a result, it was found that the concessionaires of the airports studied have a tourism promotion sector and have developed, in partnership with public bodies and the tourist trade, actions aimed at increasing the number of tourists who travel to the region where the airport is located. is located, as well as to other regions of the country. Through some examples cited by employees, it was possible to identify some actions and their direct benefits for Brazilian tourism. Therefore, it is intended, with the results of the presente study, to collaborate for the increase of studies related to the Airport Concession in Brazil, as well as to collaborate with a study that intertwines the referred theme with Tourism. | - |
Descrição: dc.description | 82 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte aéreo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeroportos turísticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parceria Público-Privada | - |
Palavras-chave: dc.subject | RIOgaleão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Floripa Airport | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte atmosférico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeroporto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Air transport | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tourist airports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public-private partnership | - |
Palavras-chave: dc.subject | RIOgaleão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Floripa Airport | - |
Título: dc.title | Concessões aeroportuárias e suas contribuições para o crescimento do Turismo no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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