Alfabetização, letramento e educação infantil: uma análise sobre teorias e práticas pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Martha-
Autor(es): dc.contributorSerpa, Andréa-
Autor(es): dc.creatorPereira, Thaiane de Souza Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22290-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759064-
Descrição: dc.descriptionEssa monografia teve como objetivo estudar o tema de alfabetização e letramento e sua relação com a educação infantil buscando realizar uma análise sobre teorias e práticas pedagógicas. Buscou, através dos estudos realizados, compreender a relação entre essa aprendizagem e as experiências vividas na nessa etapa da educação básica como forma de acesso a práticas culturais e sociais letradas. Alicerça-se em autores que delineiam e analisam teorias e práticas sobre o tema da alfabetização e letramento, bem como da educação infantil a partir das orientações das DCNEI. Um estudo que surge a partir das questões suscitadas durante os estágios curriculares do curso e que apontam um descompasso entre teorias, diretrizes e práticas observadas em instituições públicas de ensino fundamental e educação infantil. No encontro entre a teoria e as observações realizadas, percebe-se que há nesses espaços concepções divergentes, que nem sempre têm a criança na centralidade. Fator que parece contribuir para as dificuldades encontradas com e pelas crianças nesse percurso. Conclui-se então na percepção da necessidade de contínua formação e investigação sobre a prática pelos profissionais que atuam com essa área-
Descrição: dc.descriptionThis monograph aimed to study the theme of literacy and literacy and its relationship with early childhood education seeking to carry out an analysis on pedagogical theories and practices. It sought, through the studies carried out, to understand the relationship between this learning and the experiences lived in this stage of basic education as a way of access to literate cultural and social practices. It is based on authors who outline and analyze theories and practices on the theme of literacy and literacy, as well as early childhood education based on the guidelines of the DCNEI. A study that arises from the questions raised during the curricular internships of the course and that point to a mismatch between theories, guidelines and practices observed in public institutions of elementary education and early childhood education. In the encounter between the theory and the observations made, it is clear that there are divergent conceptions in these spaces, which do not always have the child at the center. Factor that seems to contribute to the difficulties encountered with and by the children along this path. It concludes, then, in the perception of the need for continuous training and research on the practice by professionals working in this area-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleAlfabetização, letramento e educação infantil: uma análise sobre teorias e práticas pedagógicas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.