Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dawes, Tathianna Prado | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9205839164213478 | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Ludmila Veiga Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Simone José Maciel da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5170645452179626 | - |
Autor(es): dc.creator | Arruda, Tate Aquino de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29831 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759063 | - |
Descrição: dc.description | Quando se fala em Educação, diz-se respeito a um direito fundamental de caráter social, cujo acesso deve ser assegurado a todo e qualquer cidadão, inclusive às pessoas cujas necessidades educativas se mostram diferenciadas no campo da aprendizagem. Em relação ao público surdo no Brasil, percebe-se uma escassez de materiais voltados ao bilinguismo, o qual se dedica a desenvolver habilidades dos alunos tanto em sua língua materna (L1) , a Língua Brasileira de Sinais - Libras, como em sua segunda língua (L2), o Português na modalidade escrita. Além de estimular a aprendizagem em sua L1, pesquisadores em educação apontam ainda como aliados à educação de surdos a aprendizagem significativa, o uso de metodologias ativas de ensino e a adoção de um caráter visuoespacial ao conteúdo a ser apresentado em sala de aula. Em se tratando da Biologia, um dos temas bastante discutidos na Educação Básica brasileira é a Embriologia Humana, ciência que estuda a reprodução e o desenvolvimento humano durante a gestação, cujo entendimento se mostra predominantemente visual. Neste sentido, o presente trabalho de Monografia buscou desenvolver, juntamente ao Projeto de Extensão LiLinDiv - Libras, Linguística e Divulgação, sob coordenação da professora e doutora Tathianna Prado Dawes, um E-book Acessível Bilíngue: Libras/Português na área de Embriologia. A proposta tem o intuito de fornecer uma coleção de sinais da Embriologia em Libras e seus respectivos significados em português de forma interativa e acessível ao público surdo. O material produzido se mostra, ainda, como um importante recurso didático-pedagógico, cuja aplicação poderá ser realizada em sala de aula que contemple estudantes surdos. | - |
Descrição: dc.description | Education is a fundamental right, which access must be guaranteed to all citizens, including people whose educational needs are different in the field of learning. Regarding the deaf public in Brazil, there is a shortage of materials aimed at bilingualism, a system which is dedicated to develop students' skills both in their mother tongue (L1), the Brazilian Sign Language - Libras, and in their second language (L2), Portuguese in the written form. In addition to encouraging learning in their L1, researchers in deaf education also point out as allies the meaningful learning, the use of active teaching methodologies and the adoption of a visuospatial character to the content to be presented in the classroom. When it comes to Biology, one of the topics much discussed in Brazilian Basic Education is Human Embryology, a science that studies reproduction and human development during pregnancy, whose understanding is predominantly visual. In this sense, the present work intended to develop, in partnership with the Extension Project LiLinDiv (Libras, Linguistics and Divulgation), under the coordination of professor and doctor Tathianna Prado Dawes, an Accessible Bilingual: Libras/Portuguese E-book in the area of Embryology. The proposal aims to provide a collection of Embryology signs in Libras and their respective meanings in Portuguese in an interactive and accessible way for the deaf public. The material produced is also an important didactic-pedagogical resource, which can be applied in a classroom that includes deaf students. | - |
Descrição: dc.description | 37 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático-pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Embriologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multilinguismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa no Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante com necessidades específicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deafness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic-pedagogical resource | - |
Título: dc.title | Dos gametas ao nascimento - um e-book acessível bilíngue: Libras/Português na área de embriologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: