O brincar das crianças sem terrinha no acampamento Cícero Guedes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSILVA, Simone-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9682379921530264-
Autor(es): dc.contributorDAINESE , Graziele-
Autor(es): dc.contributorBORGES, Antonádia-
Autor(es): dc.creatorRODRIGUES, Luíza de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28002-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759060-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo visa a investigação dos sentidos e das formas que a categoria brincar é experienciada pelas crianças do Acampamento Cícero Guedes/MST-RJ. A partir das brincadeiras de crianças da ocupação, busquei igualmente refletir sobre como elas podem ser fundamentais à Antropologia ao subverter conceitos cristalizados como, por exemplo, a própria categoria criança e a sociabilidade da mesma (COHN, 2005). Argumento que a maneira de pensar o brincar deve, por um lado, se desvencilhar da ideia de reprodução do mundo adulto e, por outro, considerar sobremaneira a agência dos mais novos. Por uma reflexão voltada para a Antropologia da Criança (COHN, 2005), o ser principal da pesquisa é considerado organismo (INGOLD, 2000) dotado de ação social que produz e reproduz cultura em seu meio. Para isso, a realização de trabalho de campo foi necessária para entender como os sujeitos da pesquisa vivem o brincar em um contexto rural, de luta, militância e busca pela democratização do acesso ao território e, consequentemente, aos direitos básicos como saúde e educação.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to investigate the meanings and ways in which the category of play is experienced by children at Acampamento Cícero Guedes/MST-RJ. From the children's play of occupation, I also sought to reflect on how they can be fundamental to Anthropology by subverting crystallized concepts such as, for example, the very category of child and its sociability (COHN, 2005). I argue that the way of thinking about playing must, on the one hand, get rid of the idea of reproduction of the adult world and, on the other hand, consider the agency of the youngest. By a reflection focused on the Anthropology of the Child (COHN, 2005), the main being of the research is considered an organism (INGOLD, 2000) endowed with social action that produces and reproduces culture in its environment. For this, fieldwork was necessary to understand how the research subjects live playing in a rural context, of struggle, militancy and search for the democratization of access to the territory and, consequently, to basic rights such as health and education.-
Descrição: dc.description34-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMST. Sem Terrinha. Criança. Brincar. Movimento-
Palavras-chave: dc.subjectMST. Sem Terrinha. Child. Play. Movement-
Título: dc.titleO brincar das crianças sem terrinha no acampamento Cícero Guedes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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