Relações (des)educativas entre o sindicalismo propositivo e o Estado no Brasil (1990-2000): contradições de uma experiência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudencio-
Autor(es): dc.contributorCPF:12635707049-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6-
Autor(es): dc.contributorTrein, Eunie-
Autor(es): dc.contributorCPF:49345222122-
Autor(es): dc.contributorMora, Eliane Arenas-
Autor(es): dc.contributorCPF:49456321122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8091475386889040-
Autor(es): dc.contributorRamos, Marise Nogueira-
Autor(es): dc.contributorCPF:82977960720-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4790909E4-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Cecília Paiva Neto-
Autor(es): dc.contributorCPF:49567800922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2485201582418851-
Autor(es): dc.contributorSilva, Roberta Maria Lobo da-
Autor(es): dc.contributorCPF:22122022322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775489E3-
Autor(es): dc.creatorAffonso, Claudia Regina Amaral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18225-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759056-
Descrição: dc.descriptionThis research endeavours to investigate the contradictions commonly found in CUT trade unionists participation in State forums, panels and commissions throughout the 1990 s and 2000 s motivated by CUT s concepts of citizenship and pro-positivism. The corpus of this investigation was, therefore, obtained from experiences these commissions had throughout Brazil. The paramount hypothesis lies upon the contradictions derived from the process of disunionization provoked by the change of the recent productive model. Furthermore, this may be associated not only with CUT s adherence to the classical formulations of Social Democracy, but also with entrepreneurial Neo-liberalism. Consequently, this entire situation resulted in a shift of discourse, as well as practice, of a New Unionization in Brazil.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese estuda as contradições da inserção de dirigentes sindicais cutistas nos fóruns, conselhos e comissões do Estado ampliado, ao longo dos anos 1990 e 2000 , motivados pelas concepções da CUT propositiva ou cidadã. Tomadas como processos pedagógicos amplos e estritos, as experiências vividas exemplarmente nas Comissões Tripartites do Sistema Público de Emprego (CODEFAT, CEE e CME), no Fórum Nacional do Trabalho (FNT); nas Câmaras Setoriais e nos Programas de Capacitação de Conselheiros (CC) e Formação de Gestores em Políticas Públicas (FGPP) são aqui analisadas. A hipótese fundamental desta pesquisa é de que as contradições oriundas do processo de dessindicalização provocado pela mudança do padrão produtivo na contemporaneidade aquilo que Oliveira (2003b) tem chamado de padrão molecular digital, associadas à adesão da CUT às formulações clássicas da social democracia sobre a possibilidade de ampliação da democracia através da gestão de políticas públicas universais, custeadas pelo fundo público, num momento de avanço da reforma do Estado e hiperdimensionamento de seu caráter empresarial pelo neoliberalismo, resultaram na ressignificação do discurso e da prática do novo sindicalismo que parece ter se transformado num dos artífices da cidadania dialógica da Terceira Via (Neves, 2005), no Brasil . Dadas a opção teórica e metodológica no campo do marxismo, foram utilizados como conceitos mediadores da análise os conceitos de classe, Estado e fetiche do Estado. Compreendendo a classe trabalhadora como relação indissociavelmente econômica e política, o estudo centralizou, por um lado, as pressões da realidade objetiva: o desemprego, as mudanças na composição da classe trabalhadora e nas frações desta classe organizadas em torno da CUT e, por outro lado, a reforma do Estado e a abertura de espaços dialogais de tipo novo para compreender o processo através do qual a Central refugiou-se no Estado na expectativa de forjar suas bases e, diluindo sua identidade de classe, afastou-se desta possibilidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectClasse-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectNovo sindicalismo-
Palavras-chave: dc.subjectSindicalismo propositivo-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectClass-
Palavras-chave: dc.subjectState-
Palavras-chave: dc.subjectNew unionization-
Palavras-chave: dc.subjectPro-positive unionization-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleRelações (des)educativas entre o sindicalismo propositivo e o Estado no Brasil (1990-2000): contradições de uma experiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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