Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, André Augusto Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:22322122422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798596J5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Regina Pahim | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:68595457622 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Iolanda de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00877866622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790146Y5 | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Cláudia Regina de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19190 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759053 | - |
Descrição: dc.description | The present study aims at examining the life histories of black male teachers working in elementary schools. It was developed around the following questions: What´s the black male teacher´s role in an environment predominatly white and feminine such as the schools? How do these professionals side when it comes to questions related to power and domination in the schools´ daily life? Does he reproduce the historical male dominance in his workplace? Are they subject to prejudice and discrimination? How do they deal with such situations? How do they see themselves? Data for the study were collected through inerviews which tried to capture the the elements that influenced his career choices and the character permanent or transitory of such choices. In sum, we tried to understand the making of these men. The methodological approach comprised the use of questionares and interviews. The filed research took place Belfort Roxo city´s public school system. Besides the field research, the dissertation also encompasses theoretical studies about gender, education and racial relations in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo pretende analisar a trajetória de vida de professores negros na escola básica. Num espaço de predominância feminina e branca como a escola, que papel desempenha o homem negro e professor? Como esse profissional se posiciona quanto à hierarquização escolar e as questões subjacentes de dominação e poder no cotidiano da escola? Ele reproduz a dominação masculina no seu ambiente de trabalho? Procuro ainda, identificar possíveis situações de preconceito e/ou discriminação sofridas e o posicionamento desses sujeitos diante destas questões. Há um enfrentamento direto, uma luta contra esse preconceito? Como esse sujeito se vê? Qual seu conceito de identidade racial? A construção da identidade docente e racial, bem como os aspectos mais relevantes da carreira, experiências, conflitos e perspectivas serão pesquisados através da fala desse professor, homem negro, identificando as possíveis influências que recebeu, os aspectos mais importantes para sua escolha profissional, considerando se esta opção é permanente ou transitória...Enfim, o que o fez professor? A relevância do tema é sentida na precariedade de estudos de relações raciais e educação que contemple o sexo masculino, sobretudo do professor. Os procedimentos adotados, para atender a abordagem qualitativa, reúnem questionários e entrevistas com a perspectiva de dar voz aos professores, respeitando seus saberes e individualidade. O trabalho de campo se desenvolveu na rede municipal de ensino de Belford Roxo, estado do Rio de Janeiro. Além da pesquisa empírica, compõe o trabalho estudo teórico com autores do campo da educação, gênero e relações raciais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social | - |
Publicador: dc.publisher | Serviço Social | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Condição social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black teacher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race, Gender a relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | - |
Título: dc.title | Trajetórias de Homens Negros no Magistério: experiências narradas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: