Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Lúcia Novais-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Lúcia Novais-
Autor(es): dc.contributorSouza, Mayra Silva de-
Autor(es): dc.creatorMatos, Bruno Robert Assad-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14629-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759044-
Descrição: dc.descriptionMudanças sociais ocorridos a partir do século XX têm redesenhado as estruturas familiares. Diversas mudanças aconteceram nos papeis paternos no que tange à criação e educação dos filhos, com os pais tornando-se mais presentes e engajados no cuidado com os filhos. A fim de compreender essas informações, o presente estudo tem como objetivo analisar a experiência de homens com relação a experiência da paternidade, fazendo uso de constructos modernos da psicologia como estilos parentais e habilidades sociais educativas parentais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), instrumentoque avalia a frequência de habilidades sociais educativas parentais, incluindo variáveis de contexto. Observamos uma tendência cultural de maior participação dos pais nas tarefas de casa e no cuidado com os filhos. As percepções dos pais como bons pais, tendo boas práticas com os filhos, como relatado na entrevista semiestruturada, nem sempre foi condizente com os dados encontrados no RE-HSE-P. O treinamento de habilidades sociais educativas parentais é destacado como intervenção-
Descrição: dc.descriptionSocial changes since the twentieth century have redesigned family structures. A number of changes have taken place in parental roles in raising and educating children, with parents becoming more present and engaged in caring for their children. In order to understand this information, the present study aims to analyze the experience of men regarding the experience of parenting, making use of modern constructs of psychology such as parenting styles and parental educational social skills. Semistructured interviews were carried out and the Parent-Educational Social Skills Interview Guide (RE-HSE-P) was applied, which evaluates the frequency of parental educational social skills, including context variables. We observed a cultural tendency of greater participation of the parents in the tasks of home and the care with the children. Parents' perceptions as good parents, having good practices with their children, as reported in the semi-structured interview, were not always consistent with the data found in RE-HSE-P. The training of social educational parental skills is highlighted as intervention-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectParentalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstilos parentais-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades sociais educativas parentais-
Palavras-chave: dc.subjectRelação pai-filho-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectRelações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectParenting-
Palavras-chave: dc.subjectParenting styles-
Palavras-chave: dc.subjectParental educational social skills-
Título: dc.titleHomens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.