Autoria em evidência?: um estudo comparado do narrador infante em teolinda gersão, marjane satrapi e ondjaki

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Maria Lúcia Wiltshire-
Autor(es): dc.contributorJorge, Silvio Renato-
Autor(es): dc.contributorÁlvarez, José Maurício Saldanha-
Autor(es): dc.contributorLugarinho, Mário César-
Autor(es): dc.contributorGonda, Gumercinda Nascimento-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Alba Valéria Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3302-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759035-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pretende analisar aspectos das chamadas escritas do eu, a partir da problemática que envolve a primeira pessoa narrativa de caráter autobiográfico e sua relação com a autoria em três narrativas ficcionais contemporâneas: Os Anjos, de Teolinda Gersão, Persépolis, de Marjane Satrapi e AvóDezanove e o segredo do soviético, de Ondjaki. Nossa ideia consiste no entendimento de que as obras, cada uma a seu modo ou, com suas especificidades narrativas, promovem um possível evidenciamento da figura autoral, a partir de narradores infantes, através de uma escrita de caráter autobiográfico e da recorrência à memória para narrar, encenando um jogo ficcional. Este evidenciamento tornaria a autoria uma categoria narrativa integrada à narração, ou como parte do jogo narrativo, o que remete para o estatuto do sujeito contemporâneo assim como para a identidade e subjetividade dele e, ainda, para a crise da representação e seu estatuto contemporâneo na literatura. As estratégias narrativas que o corpus encena apontam para uma ficcionalização presente, constituindo a discursividade artística destas narrativas autoficcionais-
Descrição: dc.descriptionCe document examine les aspects des m'appelle écrites des problèmes qui se posent dans le caractère autobiographique première personne narrative et sa relation avec l' auteur de trois récits de fiction contemporains : Les Anges de Teolinda Gersão , Persépolis , de Marjane Satrapi et AvóDezanove et le secret soviétique de Ondjaki . Notre idée consiste à comprendre que les travaux , chacun à sa manière ou avec leurs récits spécifiques , promouvoir une possible attestant la figure d'auteur , de nourrissons narrateurs , à travers l'écriture autobiographique et dessin de mémoire à raconter en mettant en scène un jeu de fiction . Cette mise en évidence de devenir un auteur catégorie narrative narration intégrée , ou dans le cadre de la partie narrative , qui se réfère à l'état de l'objet contemporain ainsi que l'identité et la subjectivité de celui-ci et aussi à la crise de la représentation et de son statut contemporain littérature . Les stratégies narratives qui pointent vers un corpus décrète ce romancée , constituant le discours artistique autoficcionais ces récits-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria-
Palavras-chave: dc.subjectEvidenciamento-
Palavras-chave: dc.subjectNarrador-infante-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso narrativo-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria-
Palavras-chave: dc.subjectAuteur-
Palavras-chave: dc.subjectAttestant-
Palavras-chave: dc.subjectNarrateur-enfant-
Título: dc.titleAutoria em evidência?: um estudo comparado do narrador infante em teolinda gersão, marjane satrapi e ondjaki-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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