Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valle, Maria Teresa Esteban do | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:84030453791 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Maria Tereza Goudard | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:51504200772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703941P2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Joanir Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03684865320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4772078E6 | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Ana Cristina Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17657 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759033 | - |
Descrição: dc.description | This research if considers to argue the directions of evaluation that teachers of 1º Cycle of Formation are to inscribe, daily, in its practical pedagogical and that they can be express in a specific pertaining to school document: the Registers of Classroom adopted for the City department of Education of the City of Rio De Janeiro in its schools. Search to show equally that they circulate in them you speak written or oralizadas of the teachers potential ambivalences, supporters of the construction of practical instigantes, consonantes avaliativas with a school that if public wants, popular and democratic and of the limits of the pedagogical action when the practical avaliativas if support in sensible of evaluation that resist the dialogue with the multiplicity of citizens that inhabit the classroom despite to the language it has advanced. Thus, searching to understand the ambiguidades that emerge of the daily one, trying to breach with the limits of the directions more good to know the things of the school, the teachers and the evaluation of the children, it wants to contribute for the debate on continued formation of the faculty of the municipal net of education of the River, also reflecting on the challenges found in the proper process of production of the research. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa se propõe a discutir os sentidos de avaliação que professoras do 1º Ciclo de Formação estão a inscrever, cotidianamente, em suas práticas pedagógicas e que podem estar expressos em um documento escolar específico: os Registros de Classe adotado pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro em suas escolas.Procura mostrar igualmente que circulam nas falas escritas ou oralizadas das professoras ambivalências potenciais, favorecedoras da construção de práticas avaliativas instigantes, mais consonantes com uma escola que se quer pública, popular e democrática e dos limites da ação pedagógica quando as práticas avaliativas se sustentam em sentidos de avaliação que resistem ao diálogo com a multiplicidade de sujeitos que habitam a sala de aula ainda que à linguagem tenha avançado. Assim, buscando compreender as ambiguidades que emergem do cotidiano, tentando romper com os limites dos sentidos para melhor conhecer as coisas da escola, das professoras e da avaliação das crianças, quer contribuir para o debate sobre formação continuada do corpo docente da rede municipal de ensino do Rio, refletindo também sobre os desafios encontrados no próprio processo de produção da pesquisa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Registro de classe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Register of classroom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation of teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Avaliação, registros de classe e professoras : escutamentos no CIEP Bento Rubião | - |
Título: dc.title | Evaluation, registers of classroom and teachers : escutamento in the CIEP Bento Requião | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: