Modelagem numérica de sistemas PHC acoplados para movimentação de cargas offshore

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernadá, Gabriel Mario Guerra-
Autor(es): dc.contributorBenini, Lucas-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Fabio da Costa-
Autor(es): dc.creatorLopes, Luana Herllain da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22363-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759019-
Descrição: dc.descriptionÉ notório que o ramo do petróleo no Brasil e no mundo ainda há de perdurar por alguns anos e, portanto, persiste uma grande necessidade de se atender demandas ainda existentes nessa área. Dentre elas está a realidade crescente das construções submarinas, onde os poços de petróleo vêm se focalizando no leito marinho trazendo à tona uma necessidade de manipulação desses equipamentos que são construídos e precisam ser colocados neste leito, contudo, estamos falando aqui de equipamentos de considerável peso, custo e de complexidade fabril, sendo assim, necessitam de uma logística bem ordenada para colocação dele no seu devido lugar de operação. Para a colocação destes equipamentos em ambiente de operação precisamos vencer alguns fatores de movimentação de cargas no navio pelo efeito das ondas do mar. E para isso utiliza-se um sistema que chamamos compensadores de elevação ou PHC, passive heave compensators. Este trabalho apresenta a análise do desempenho de compensadores através de modelagem computacional utilizando scripts desenvolvidos em MATLAB®. Foi utilizado um modelo de elevação de ondas considerando o espectro de potência de Pierson-Moskovitz que utilizou-se como função de entrada do modelo de resposta em amplitude da embarcação acoplado aos sistemas PHC analisados. Submeteu-se estes modelos a uma serie de simulações, aumentando gradativamente a exigências através de condições de mar mais severas (𝑈𝑤 = 15𝑚/𝑠, 𝑈𝑤 = 20𝑚/𝑠 e 𝑈𝑤 = 25𝑚/𝑠) combinado com aumento da profundidade do manejo das cargas. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios para as condições propostas, tendo então inferido a diminuição do efeito da onda sobre os equipamentos manipulados. Como resultado principal obteve-se a expertise na modelagem destes sistemas com o objetivo de identificar parâmetros que pudessem ajudar na melhoria do desempenho deles, de forma a mitigar os efeitos das ondas sobre as cargas-
Descrição: dc.descriptionIt is well known that the oil industry in Brazil and in the world will continue for some years and, therefore, there is still a great need to meet the demands that still exist in this area. Among them is the growing reality of subsea constructions, where oil wells have been focusing on the seabed, bringing to the fore a need to manipulate the equipment that is built and needs to be placed on this bed, however, we are talking here about equipment of considerable weight , cost and factory complexity, therefore, require well-ordered logistics to place it in its proper place of operation. To place this equipment in an operating environment, we need to overcome some factors of cargo handling on the ship due to the effect of the sea waves. And for that we use a system that we call elevation compensators or PHC, passive heave compensators. This work presents the analysis of the performance of compensators through computational modeling using scripts developed in MATLAB®. A wave elevation model was used considering the Pierson-Moskovitz power spectrum that we used as an input function for the vessel's amplitude response model coupled to the analyzed PHC systems. We submit these models to a series of simulations, gradually increasing the requirements through more severe sea conditions combined with increasing the depth of cargo handling. The results obtained were satisfactory for the proposed conditions, having then inferred the decrease in the effect of the wave on the manipulated equipment. As a main result, the expertise in modeling these systems was obtained in order to identify parameters that could help in improving their performance, in order to mitigate the effects of the waves on the loads-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEquipamentos submarinos-
Palavras-chave: dc.subjectCompensadores de elevação PHC-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem computacional-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem computacional-
Palavras-chave: dc.subjectPoço de petróleo-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia mecânica-
Palavras-chave: dc.subjectSubsea equipment-
Palavras-chave: dc.subjectPHC elevation compensators-
Palavras-chave: dc.subjectComputational modeling-
Título: dc.titleModelagem numérica de sistemas PHC acoplados para movimentação de cargas offshore-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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