Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Flávia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Rios, Diogo Franco | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Renata dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Moulin, Adenir Pereira de Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30028 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759008 | - |
Descrição: dc.description | Durante o século XIX, a educação básica no Brasil contava com um número ainda incipiente de escolas e pouca atenção do governo central para as instituições de ensino secundário. Com o Ato adicional em 1834 e a criação do Colégio Pedro II em 1837, o ensino secundário começa a contar com tênue organização, mas se mantém atrelado ao que era cobrado para a matrícula das Faculdades. Para ingressar nas instituições de ensino superior no século XIX era necessária a aprovação dos estudantes nos Exames Gerais de Preparatórios, regulamentados a partir da Reforma do ministro do Império Couto Ferraz em 1854. Incluídos nos exames para o ingresso nas Faculdades de Medicina, Engenharia e Direito, os conteúdos das cadeiras de Matemática acabaram por se constituir como parte fundamental do currículo do ensino secundário se configurando, como apontam alguns pesquisadores, como o currículo oficial vigente. Dada a importância da Matemática como conteúdo escolar, tanto na instituição oficial de ensino da época (Colégio Pedro II), como no padrão real seguido no ensino secundário, o objetivo deste projeto é investigar como eram realizados os Exames Preparatórios das cadeiras de Matemática (Álgebra, Aritmética e Geometria). Intrinsecamente a esse processo, é importante destacar alguns de seus constituintes tais como: a produção dos livros didáticos de Matemática produzidos e adotados para servirem de suporte ao acesso ao ensino superior, notabilizando alguns autores dessas obras; a nomeação dos membros da comissão julgadora, sendo necessário ser cidadãos idôneos e habilitados nas matérias, a moralidade e licitude dos trabalhos dependia em grande parte desses membros; o inventário das inscrições e dos respectivos resultados dos Exames Gerais de Preparatórios na área de Matemática e a divulgação dos colégios e professores habilitados, com destaque para aqueles que conseguiam notoriedade pela quantidade de aprovações. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa histórica no campo da História da Educação Matemática e foi desenvolvido na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação e no projeto: História das Instituições: culturas escolares e práticas de ensino. A metodologia da pesquisa está baseada no estudo da legislação vigente na época, com destaque aos Relatórios Ministeriais do Império, livros didáticos, e outras fontes impressas (como os jornais em circulação durante o século XIX), além dos trabalhos já realizados sobre o tema. | - |
Descrição: dc.description | During the 19th century, basic education in Brazil had a still incipient number of schools and little attention from the central government for secondary education institutions. With the Additional Act in 1834 and the creation of Colégio Pedro II in 1837, secondary education began to have a tenuous organization, but remained linked to what was charged for enrollment in the Faculties. To enter higher education institutions in the 19th century, it was necessary for students to pass the General Preparatory Exams, regulated after the Reform of the Minister of the Empire Couto Ferraz in 1854. Included in the exams for admission to the Faculties of Medicine, Engineering and Law, the contents of the Mathematics subjects ended up constituting a fundamental part of the secondary education curriculum, becoming, as some researchers point out, the current official curriculum. Given the importance of Mathematics as a school subject, both in the official teaching institution of the time (Colégio Pedro II), and in the actual pattern followed in secondary education, the objective of this project is to investigate how the Preparatory Exams of Mathematics subjects (Algebra, Arithmetic and Geometry). Intrinsically to this process, it is important to highlight some of its constituents such as: the production of mathematics textbooks produced and adopted to support access to higher education, highlighting some authors of these works; the nomination of the members of the judging commission, being necessary to be suitable citizens and qualified in the matters, the morality and legality of the work depended largely on these members; the inventory of registrations and the respective results of the General Preparatory Exams in the area of mathematics and the disclosure of qualified schools and teachers, with emphasis on those who achieved notoriety for the number of approvals. This work is characterized as a historical research in the field of History of Mathematics Education and was developed in the line of research Science, Culture and Education and in the project entitled History of Institutions: school cultures and teaching practices. The research methodology is based on the study of the legislation in force at the time, with emphasis on the Ministerial Reports of the Empire, textbooks, and other printed sources (such as newspapers in circulation during the 19th century), in addition to the works already carried out on the subject. | - |
Descrição: dc.description | 289 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exames Preparatórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros Didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso ao ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of Mathematics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preparatory Exams | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Título: dc.title | A matemática nos exames de preparatórios no Rio de Janeiro durante o século XIX | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: