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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Moraes, Guilherme Pena de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Gustavo Sampaio Telles | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Rodrigo de Souza Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Paula Brandão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32889 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759000 | - |
Descrição: dc.description | A pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 causou profundos impactos em diversos segmentos da sociedade a nível mundial. A crise sanitária fez com que os países decretassem estado de calamidade pública e estabelecessem medidas de distanciamento social para conter a disseminação do vírus. Neste cenário, as escolasforam forçadas a fechar os portões por um período prologado, afetando o direito constitucional à educação de milhões de estudantes, enquanto as instituições de ensino públicas e privadas buscaram adaptar os métodos de ensino à nova realidade pandêmica. No entanto, o modelo não presencial apresentou uma série de falhas, principalmente em razão de condições socioeconômicas, resultando em um retrocesso na educação brasileira e traduzindo um prejuízo significativo para as crianças a longo prazo. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisaros principais efeitos da pandemia ao Direito à Educação, principalmente na educaçãobásica, decorrentes do ensino remoto, da falta de acesso à tecnologia e das barreirassociais que aprofundaram a exclusão escolar. A metodologia utilizada é a pesquisa descritiva e explicativa, por meio de análise bibliográfica, de notícias e utilização de dados secundários | - |
Descrição: dc.description | The pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus has had profound impacts on varioussegments of society worldwide. The health crisis has caused countries to declare a state of public calamity and establish social distancing measures to contain the spread of the virus. In this scenario, schools were forced to close their gates for an extended period, affecting the constitutional right to education of millions of students, while public and private educational institutions sought to adapt teaching methods to the new pandemic reality. However, the non presential model presented a series of flaws, mainly due to socioeconomic conditions, resulting in a setback in Brazilian education and cauing a significant damage to children in the long term. The present work aims to analyze the main impacts of the pandemic on the Right to Education resulting fromremote teaching, the lack of accessto technology and the social barriers that deepened school exclusion. The methodology used is descriptive and explanatory research, through bibliographic analysis, news, and the use of secondary data. | - |
Descrição: dc.description | 30 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito Constitucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à educação - Brasil. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à educação - Brasil. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público - tecnologia - Brasil. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à Internet - Brasil. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica - tecnologia - Brasil. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 - aspectos socioeconômicos - Brasil. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social - Brasil. | - |
Título: dc.title | Os efeitos da pandemia do covid-19 no direito à educação no segmento da educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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