
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Passetti, Gabriel | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3574629602417736 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Êça Pereira da | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8817987296767214 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Eduardo Heleno de Jesus | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6300904580266667 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2706125673689640 | - |
| Autor(es): dc.creator | Morales, Ingrid Paola Peralta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31743 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758989 | - |
| Descrição: dc.description | Sobre o contexto de vários países da américa latina, o Peru, também é um dos países que ainda mostra e executa diretrizes que não colaboram com estabelecer relações mais sólidas entre civis e militares, a partir dessa premissa, pretende-se estudar estas relações principalmente no âmbito acadêmico. Para isso, foram escolhidas três instituições que ofertam ensino de pós-graduação nas áreas de relações internacionais, estudos estratégicos, segurança e defesa. Como representativa do âmbito civil a Academia de Diplomatas do Peru (ADP) e na área militar, a causa da dificuldade de acesso às informações mais específicas, foi realizada uma análise mais geral a partir da documentação de duas instituições, Centro de Altos Estudos Nacionais (CAEN) e a Escola Superior de Guerra do Exército (ESGE). A análise foi realizada através do entendimento do conceito de neoinstitucionalismo, assim, com os documentos, programas e matriz curricular das instituições escolhidas, entende-se como o processo de redemocratização após a ditadura de Fujimori (1990-2000) ainda influenciam nas instituições de ensino civil e militar peruano. Por fim, identifica-se que há uma necessidade de criar laços de aproximação entre as intuições civis e militares peruanas, sendo este um dos principais desafios para a os programas de ensino de pós-graduação. | - |
| Descrição: dc.description | Regarding the context of several Latin American countries, Peru is also one of the countries that still shows and executes guidelines that do not collaborate with establishing more solid relations between civilians and the military, from this premise, it is intended to study these relations mainly in the academic sphere. For this, three institutions that offer postgraduate education in the areas of international relations, strategic studies, security and defense were chosen. The Academy of Diplomats of Peru (ADP) is representative of the civilian sphere, and in the military sphere, due to the difficulty of accessing more specific information, a more general analysis was carried out based on the documentation of two institutions, the Center for Higher National Studies (CAEN) and the Army War College (ESGE). The analysis was carried out through the understanding of the concept of neoinstitutionalism, thus, with the documents, programs and curricular matrix of the chosen institutions, it is understood how the process of redemocratization after the Fujimori dictatorship (1990-2000) still influences Peruvian civilian and military educational institutions. Finally, it is identified that there is a need to create ties of rapprochement between Peruvian civil and military intuitions, this being one of the main challenges for postgraduate teaching programs. | - |
| Descrição: dc.description | 140 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peru | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Defesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neoinstitucionalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Defesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peru | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peru | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Security | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Defense | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neoinstitutionalism | - |
| Título: dc.title | As relações entre civis e militares no âmbito acadêmico no Peru: ADP, CAEN e ESGE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: