A sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Maylta Brandão-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Maylta Brandão dos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorSousa, Alexsandra da Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24741-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758982-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa buscou desenvolver para espaços de Sala de Leitura atividades que favoreçam a compreensão da problemática ambiental local vivenciada por alunos a partir de uma perspectiva crítica da educação ambiental. Assim, tem por objetivo elaborar material didático/instrucional para uma prática educativa ambiental, em seu viés crítico, visando subsidiar o trabalho de professores/as que atuam nestes espaços no 5ºano do Ensino Fundamental I. O cenário escolar pesquisado foi o 5º. Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva (E.M.A.J.S), localizado na cidade de Itaboraí, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde buscou-se compreender a vivência dos sujeitos no processo de investigação da pesquisa. Para sua elaboração foi realizada estudos teóricos acerca da educação ambiental crítica; a identificação por parte dos alunos da problemática ambiental local, que foi utilizado como tema gerador de problematização. O tema escolhido pelos alunos foi o lixo. Assim foram também realizados: busca de conhecimentos acerca do tema ambiental local identificado; diálogos sobre os meios de publicização dos trabalhos desenvolvidos; identificação de conteúdo de ciências que favoreçam a compreensão do tema, seleção de materiais de gêneros textuais diversos. Como resultado da pesquisa realizada foi elaborado o produto final dessa dissertação, um material didático/instrucional, intitulado “A Sala de Leitura como promotora de Educação para o ambiente”. Está estruturado em duas partes: uma oficina para professores/as e uma proposta de pratica educativa ambiental, que buscam promover uma prática de ensino-aprendizado mais dialógica e voltada para a compreensão de problemas ambientais locais, categorias da perspectiva da educação ambiental crítica, que junto com a participação dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem direcionaram a sua elaboração. Nas duas partes são utilizadas diferentes atividades e estratégias que são compartilhadas no produto.-
Descrição: dc.descriptionThis research sought to develop activities for spaces in the Reading Room that favor the understanding of the local environmental problem experienced by students from a critical perspective of environmental education. Thus, it aims to develop didactic/instructional material for an environmental educational practice, in its critical bias, aiming to support the work of teachers who work in these spaces in the 5th year of Elementary School I. The school scenario researched was the 5th. Year of Elementary School I at Antônio Joaquim da Silva Municipal School (E.M.A.J.S), located in the city of Itaboraí, metropolitan region of the State of Rio de Janeiro. It is a qualitative research which sought to understand the experience of the subjects in the research investigation process. For its elaboration, theoretical studies about critical environmental education were carried out; the identification by the students of the local environmental problem, which was used as a question-generating theme. The theme chosen by the students was garbage. Thus, the following were also carried out: search for knowledge about the identified local environmental theme; dialogues about the means of publicizing the work developed; identification of science content that favors the understanding of the theme, selection of materials from different textual genres. As a result of the research carried out, the final product of this dissertation was elaborated, a didactic/instructional material, entitled “The Reading Room as a promoter of Education for the environment”. It is structured in two parts: a workshop for teachers and a proposal for an environmental educational practice, which seek to promote a more dialogic teaching-learning practice, aimed at understanding local environmental problems, categories from the perspective of critical environmental education, which together with the participation of the subjects involved in the eaching learning process, guided its elaboration. In both parts, different activities and strategies are used that are shared in the produc-
Descrição: dc.description97 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subject: Ensino de ciências, educação ambiental crítica, oficina, atividades de leitura, temas ambientais locais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciência, Educação Ambiental, Material didático, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching, critical environmental education, workshop, reading activities, local environmental themes.-
Título: dc.titleA sala de aula de leitura como espaço articulador de educação para o ambiente-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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