Valorização do capital humano: realidade ou discurso?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Cristiano Fonseca-
Autor(es): dc.contributorLeite, Ana Paula Todaro Taveira-
Autor(es): dc.creatorPedro, Élida de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2580-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758981-
Descrição: dc.descriptionHá um discurso de que os empregados representam o maior patrimônio das empresas e, atrair, manter e valorizar talentos são princípios básicos da política de recursos humanos da organização. Os executivos precisam selecionar profissionais qualificados para o bom desempenho dos negócios, estarem atentos e se dedicarem ao formar a sua equipe. O presente trabalho pretende mostrar até que ponto idéias difundidas como essas são efetivamente praticadas por empresas da cidade de Volta Redonda. Para isso, será feita uma análise de entrevistas realizadas com funcionários da área gerencial ou similar pertencentes aos setores varejista, financeiro e educacional. Os resultados revelaram um paradoxo entre o discurso e as práticas adotadas por algumas empresas e que, muitas vezes, o regime de trabalho tem um impacto negativo na vida dos trabalhadores. Conclui-se que as empresas têm investido no discurso da valorização do capital humano, porém, nem sempre tal conduta se concretiza em ações-
Descrição: dc.descriptionThere is a discourse that employees represent the greatest patrimony of the companies, and attracting, retaining and enhancing talents are basic principIes of the human resources policy of the organization. The executives need to select qualified professionals for the good performance of the business, and must focus on training their teams. This paper aims to show the extent to which disseminated ideas such as these are etTectively applied by companies in the city of Volta Redonda. The methodology is based on the analysis of interviews with mangers and leaders from belonging to retail, financiai and educational sectors. The results revealed a paradox between the discourse and practice adopted by some companies and, often, the work regime has a negative impact on the lives of workers. The conclusion is that companies have invested in the discourse of enhancing human capital, however, such discourse is not always turned into practice-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolitica de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectQualificação-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação-
Palavras-chave: dc.subjectQualificação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectPolicy management-
Palavras-chave: dc.subjectQualification-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfaction-
Título: dc.titleValorização do capital humano: realidade ou discurso?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.