Colaboração a uma microempresa no ramo de doce em Niterói-RJ com estudo de cenários prospectivos

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Autor(es): dc.contributorGomes, Carlos Francisco Simões-
Autor(es): dc.contributorMello, João Carlos Correia Baptista Soares de-
Autor(es): dc.contributorSilva Filho, Sergio Jose Mecena da-
Autor(es): dc.creatorCosta Junior, Castelar Lino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5396-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758968-
Descrição: dc.descriptionA entrada de microempreendedores no mercado estimula a competitividade nesse estágio inicial de negócio. Por isso, cada vez mais é requisitado uma melhoria e um planejamento estratégico de longo prazo para tomadas de decisões. O presente estudo usa técnicas de prospecção de cenários para auxiliar uma microempreendedora individual (MEI) em seu negócio no ramo de doces. A doçaria em que foi aplicada essa metodologia tem 4 anos de funcionamento e se localiza no bairro de Icaraí em Niterói-RJ. Para tal, foi feito um levantamento de dados sobre a pequena empresa como, o processo de funcionamento da empresa e identificação dos stakeholders, a fim de entender melhor o funcionamento do sistema, consolidando a um melhor entendimento analítico. Na análise estratégica, foi aplicado a esse estudo uma análise S.W.O.T. Por fim, após o levantamento de incertezas, variáveis, indicadores e histórico foi aplicado a técnica de prospecção de cenários para um planejamento de 4 anos. Ao final, foi consolidado planos de ação aos cenários montados e usado modelo multicritério Electre II para avaliar quais ações se adequavam melhor aos cenários-
Descrição: dc.descriptionThe entry of microentrepreneurs in the market stimulates a competitiveness in this initial stage of business. Therefore, more and more is required once and a long-term strategic planning for decision-making. The present study uses scenario-scouting techniques to leverage an individual microenterprise (MEI) in its non-candy business. The sweets in which this methodology was applied for 4 years of operation and locality without neighbourhood of Icaraí in Niterói-RJ. The process of running the company and the identification of stakeholders, an end to better understand the operation of the system, consolidating a better analytical understanding. In the strategic analysis, a S.W.O.T. Finally, after the survey of uncertainties, variables, indicators and history was applied in the technique of prospecting scenarios for a 4 year planning. In the end, the action plans were consolidated to the scenarios assembled and used Electoral II multicriteria model to evaluate which actions were better suited to the scenarios-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCenários prospectivos-
Palavras-chave: dc.subjectMicrooempreendedor-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectElectre II-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectCenários prospectivos-
Palavras-chave: dc.subjectMicroempresa-
Palavras-chave: dc.subjectProspective scenarios-
Palavras-chave: dc.subjectMicro-entrepreneur-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic planning-
Título: dc.titleColaboração a uma microempresa no ramo de doce em Niterói-RJ com estudo de cenários prospectivos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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