É escola ou espetáculo? Um grupo de dança que faz da sociabilidade o seu currículo escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Nivea Maria Da Silva-
Autor(es): dc.contributorVidal, Carmen Lúcia Pérez-
Autor(es): dc.contributorAlves, Nilda Guimarães-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Janete Carvalho-
Autor(es): dc.creatorTemporim Cansi, Patrícia Gama-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15296-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758959-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa aqui apresentada foi realizada com o grupo de dança chamado “Vem Dançar – Talentos para Vida”, vinculado entre os anos de 2003 a 2017, à Escola Municipal de Educação Básica “Galdino Theodoro da Silva”, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Através de conversas com os participantes desse grupo, são produzidas narrativas sobre os sentidos tecidos pelo “Vem Dançar”. Assim, o texto discute a sociabilidade como o currículo escolar do grupo de dança. Após acompanhar ensaios e apresentações de três espetáculos, a pesquisadora aborda assuntos como: preconceito, bullying, gordofobia, xenofobia, racismo e poder como pautas problematizadoras que emergiram de maneira tensa e necessária ao longo do texto. Em busca de afetos que potencializam a vida, o texto traz a riqueza dos encontros: com o outro, com a alegria, com a palavra, com a sociabilidade, com a criatividade, com o corpo e a mente, com a emoção, com as amizades e com a vida. O desenho metodológico da pesquisa se consolida com as conversas com os participantes do grupo de dança e pessoas que se aproximaram do campo investigativo. Alinha-se ao pensamento das conversas da professora e pesquisadora Nilda Alves e do cineasta Eduardo Coutinho. Nessas redes de conversa, a teoria-prática-teoria também se produz com autores que estudam os cotidianos e/ou inspirado diretamente nas pesquisas de professoras(es) como Nilda Alves, Regina Leite Garcia, Nívea Andrade, Janete Magalhães, Azoilda Loretto Trindade, bell hooks, Paulo Freire, Espinosa e Michel de Certeau. Busca pensar a escola como um espaço de partilha e cuidado com a vida das pessoas que nela estão. O texto apresenta para a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim-ES a possibilidade de pensar propostas de trabalho através dos currículos em redes, observando as riquezas que acontecem nas escolas. Visa, oxalá, despertar nos dirigentes atenção aos movimentos plurais de artes e/ou inventividades das Unidades Municipais de Ensino, como também investimento financeiro e estrutural necessários à execução das ações envolvidas nesse processo-
Descrição: dc.descriptionThe research here presented was carried out with the dance group called “Vem Dançar – Talentos para a Vida”, which was associated to the Municipal school of primary education “Galdino Theodoro da Silva” from 2003 to 2017, in the city of Cachoeiro de Itapemirim, state of Espírito Santo. Talking to the group participants, we produced narratives about the senses developed by the group “Vem Dançar”. Therefore, in this text we discuss the sociability as school curriculum of the dance group. After following rehearses and presentations of three dance spectacles, the researcher approaches topics such as: prejudice, bullying, size discrimination, xenophobia, racism and power as the problematic issues that strongly and necessarily emerged throughout the research. In a search of affection to improve life experiences, the text brings the richness of encounters: with others, with gladness, with the word, with the sociability, with the creativity, with the body and mind, with the emotion, with friends and with life. The research method in consolidated with the conversations with the dance group participants and other people that were close to the research field. It is aligned with the thoughts of the teacher and researcher Nilda Alves and the moviemaker Eduardo Coutinho. In this conversation networks, the theory-practice-theory is also produced with authors who study the educational daily life and/or inspired by the researches of teachers such as Nilda Alves, Regina Leite Garcia, Nívea Andrade, Janete Magalhães, Azoida Loretto Trindade, bell hoks, Paulo Freire, Espinosa and Michel de Certeau. This research aims to carry out a reflection about the school as a space of sharing and caring regarding the life of people involved therein. We hereby propose to the Municipal Education Department of Cachoeiro de Itapemirim the possibility to think a work proposal through a network curriculum, observing the richness that are already happening in schools. It also aims to, hopefully, help to awake leaders of plural movements in arts and/or inventiveness in the municipal schools; and to raise financial and structural investments necessary to the execution of the activities in this process-
Descrição: dc.description79 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos em redes-
Palavras-chave: dc.subjectSociabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectConversa-
Palavras-chave: dc.subjectNetwork curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectsociability-
Palavras-chave: dc.subjectconversation-
Título: dc.titleÉ escola ou espetáculo? Um grupo de dança que faz da sociabilidade o seu currículo escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.