A Imaginação no ensino de Ciências: sequências didáticas para a educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNacimento, Tatiana Galieta-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Amanda Lima de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.creatorPeixoto, Esandra da Silva Magalhaẽs-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32734-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758945-
Descrição: dc.descriptionA dissertação enfoca a relevância da Educação Infantil como um período importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Destaca-se a evolução que valoriza as crianças e suas características individuais, conforme enfatizado pela legislação, promovendo práticas pedagógicas que envolvem o conhecimento de si mesmas, dos outros, da natureza, da cultura e da produção científica. A questão de pesquisa é: como podemos articular a imaginação e a criatividade, considerando a abordagem de imaginação criadora/histórico-cultural de Vigotski, aos conceitos científicos em sequências didáticas voltadas para a educação infantil? A base teórica fundamenta-se na abordagem histórico-cultural e da imaginação de acordo com Vigotski, a qual ressalta a importância central da imaginação no processo de criação e construção do entendimento do mundo por meio das relações sociais, dentro de suas realidades e como isso pode influenciar o ensino de Ciências para crianças de quatro e cinco anos, examinando como a imaginação e a fantasia podem ser incorporadas ao ensino para estimular a curiosidade, a exploração ativa e a investigação na prática. Este estudo caracteriza-se como um estudo de caso. Inicialmente, realizou-se uma breve revisão bibliográfica nos anais de um evento científico nacional, seguida por uma revisão integrativa. Posteriormente, foi desenvolvido um manual pedagógico para professores de Educação Infantil, com duas histórias em audiovisuais contendo duas sequências didáticas: uma focada em educação socioambiental, com a história adaptada “Os três porquinhos em Maricá”, e outra abordando conceitos de Física com a história adaptada “Peter Pan à procura da sua sombra” à realidade da cidade de Maricá, RJ, especificamente no Bairro da Amizade. Este produto foi avaliado por nove professores experientes da rede pública do ensino de Maricá, que lecionam para o pré-escolar, demonstrando sua viabilidade para aplicação em sala de aula após incorporação das sugestões recebidas.-
Descrição: dc.descriptionThe dissertation focuses on the relevance of Early Childhood Education as an important period for the cognitive, emotional and social development of children. The evolution that values children and their individual characteristics stands out, as emphasized by legislation, promoting pedagogical practices that involve knowledge of themselves, others, nature, culture and scientific production. The research question is: how can we articulate imagination and creativity, considering Vygotsky's creative/historical-cultural imagination approach, to scientific concepts in didactic sequences aimed at early childhood education? The theoretical basis is based on the historical-cultural approach and imagination according to Vygotsky, which highlights the central importance of imagination in the process of creation and construction of understanding of the world through social relations, within their realities and how this can influence science teaching for four- and five-year-olds by examining how imagination and fantasy can be incorporated into teaching to stimulate curiosity, active exploration and inquiry in practice. This study is characterized as a case study. Initially, a brief bibliographical review was carried out in the annals of a national scientific event, followed by an integrative review. Subsequently, a pedagogical manual was developed for Early Childhood Education teachers, with two audiovisual stories containing two didactic sequences: one focused on socio-environmental education, with the adapted story “The three little pigs in Maricá”, and another addressing Physics concepts with the story adapted “Peter Pan in search of his shadow” to the reality of the city of Maricá, RJ, specifically in Bairro da Amizade. This product was evaluated by nine experienced teachers from the Maricá public school system, who teach pre-school, demonstrating its feasibility for application in the classroom after incorporating the suggestions received.-
Descrição: dc.description139 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação, Educação Infantil, Ensino de Ciências.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Educação infantil, Imaginação, Cognição, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectImagination, Pre-school, Science Teaching.-
Título: dc.titleA Imaginação no ensino de Ciências: sequências didáticas para a educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.