Experiências estéticas na trajetória de uma professora em formação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcia Maria e-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dagmar de Mello e-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcia Maria e-
Autor(es): dc.creatorMarques, Julia Gomes Botelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24584-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758936-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho traz reflexões a partir de narrativas formativas em minha trajetória, percorrida ao longo da graduação, no curso de Pedagogia, e dos encontros com a perspectiva de Educação Estética. Dialogando com a curadoria das obras de autores como Walter Benjamin, Paulo Freire, Bakhtin, Deleuze, Rubem Alves, dou ênfase a processos que atualizaram a construção de sentidos, na articulação dessa escrita com as vivências extracurriculares, que me afetaram e sensibilizaram para além das significações pré-estabelecidas. Tendo como objetivo provocas conversações a respeito das experiências estéticas na formação docente, na humanização e emancipação do ser. Abordando a educação como processo de autoconhecimento e ressignificação dos signos já estabelecidos, de inauguração das relações de autoria, autonomia e auto-observação. Trata-se do compartilhar “contos” da formação de uma professora pesquisadora em (re)conhecimento de si como autora, como artista e como parte da rede que tece a obra de arte que é a docência na vida.-
Descrição: dc.descriptionThis work brings reflections from formative narratives in my trajectory throughout my graduation, in the Pedagogy course, and from the encounters with the perspective of Aesthetic Education. Dialoguing with the curatorship of the authors such as Walter Benjamin, Paulo Freire, Bakhtin, Deleuze, Rubem Alves, I emphasize processes that updated the construction of meanings, in the articulation of this writing with extracurricular experiences, which affected and sensitized me beyond the pre-established meanings. Aiming to provoke conversations about aesthetic experiences in teacher education, humanization and emancipation of being. Approaching education as a process of self-knowledge and resignification of already-established signs, of inaugurating the relationships of authorship, autonomy and self-observation. It is about sharing “tales” of the formation of a researcher teacher in (re)cognition of herself as an author, as an artist and as part of the network that weaves the work of art that is teaching in life.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação estética-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências formativas-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic education-
Palavras-chave: dc.subjectFormative experiences-
Palavras-chave: dc.subjectNarratives-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleExperiências estéticas na trajetória de uma professora em formação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.