Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Cristiano Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eduardo Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Augusto, Cláudio de Farias | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrosa, Kássia de Paula Rangel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21866 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758931 | - |
Descrição: dc.description | O artigo a seguir se propõe a discutir o material didático ofertado pelo Pronatec Empreendedor. Para iniciar a investigação desta pesquisa, foi comentado contexto histórico da Educação Profissional no Brasil, depois foi analisada a legislação que instituiu o Pronatec e, por fim, foram apontadas contradições discursivas do partido político que engendrou esta política pública. A metodologia utilizada foi análise documental e levantamento bibliográfico, a fim de verificar se o material ofertado ressaltava e estimulava a construção de uma subjetividade neoliberal entre os jovens. | - |
Descrição: dc.description | The following article propose a discussion about the courseware offered by the government program Pronatec Empreendedor. To start the investigation of this research, was discussed the historical context of Professional Education in Brazil, then was analysed the law that instituted Pronatec and, in the end, were pointed the discursive contradictions of the political party that engendered this public policy. The methodology used was document analysis and bibliography survey in order to verify if the courseware offered emphasized and stimulated the construction of a neoliberal subjectivity among the young. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pronatec Empreendedor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | PRONATEC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneur Pronatec | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional Education | - |
Título: dc.title | Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: