Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Priscila Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo, Wanderson Fabio de | - |
Autor(es): dc.contributor | Marro, Katia Iris | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Priscila Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo, Wanderson Fabio de | - |
Autor(es): dc.contributor | Marro, Katia Iris | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, André da Hora | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:51:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:51:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29934 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758922 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho situa-se na área das ciências sociais aplicadas, especificamente na dimensão interventiva do Serviço Social e contribui para a reflexão, sob o ponto de vista da dimensão pedagógica da profissão, a respeito do direcionamento dado à atuação do assistente social brasileiro. Procuramos compreender como a função pedagógica do serviço social se formou e desenvolveu-se no decorrer de toda a história da profissão, a fim de identificar como ela se apresenta no cotidiano profissional, seus objetivos e suas implicações nos sujeitos envolvidos. Fundamentados na teoria gramsciana sobre o princípio educativo da profissão, compreendemos que a mediação do assistente social, via função pedagógica, é capaz de efetuar a articulação entre a produção material e a reprodução física e subjetiva da força de trabalho. Entendemos que esta função pedagógica pode ser reelaborada e vir a participar da construção de uma nova sociabilidade, comprometida com a organização de uma ordem intelectual e moral pelas classes subalternas, superando a racionalidade da produção capitalista. | - |
Descrição: dc.description | This work is in the area of applied social sciences, specifically in the interventional dimension of Social Work and contributes to the reflection, in terms of the pedagogical dimension of the profession, regarding the direction given to the Brazilian social worker. We seek to understand how the pedagogical function of social service was formed and developed throughout the his tory of the profession, in order to identify how it presents itself in the professional daily life, its objectives and its implications in the involved subjects. Based on the Gramscian theory about the educational principle of the profession, we understand that the mediation of the so cial worker, via pedagogical function, is capable of effecting the articulation between material production and the physical and subjective reproduction of the labor force. We understand that this pedagogical function can be re-elaborated and come to participate in the construction of a new sociability, committed to the organization of an intellectual and moral order by the subal tern classes, surpassing the rationality of capitalist production. | - |
Descrição: dc.description | 54 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Rio das Ostras | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes subalternizadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistente social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical function | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subalternated classes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human emancipation | - |
Título: dc.title | A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: