A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Priscila Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorMelo, Wanderson Fabio de-
Autor(es): dc.contributorMarro, Katia Iris-
Autor(es): dc.contributorCastro, Priscila Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorMelo, Wanderson Fabio de-
Autor(es): dc.contributorMarro, Katia Iris-
Autor(es): dc.creatorAmorim, André da Hora-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29934-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758922-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho situa-se na área das ciências sociais aplicadas, especificamente na dimensão interventiva do Serviço Social e contribui para a reflexão, sob o ponto de vista da dimensão pedagógica da profissão, a respeito do direcionamento dado à atuação do assistente social brasileiro. Procuramos compreender como a função pedagógica do serviço social se formou e desenvolveu-se no decorrer de toda a história da profissão, a fim de identificar como ela se apresenta no cotidiano profissional, seus objetivos e suas implicações nos sujeitos envolvidos. Fundamentados na teoria gramsciana sobre o princípio educativo da profissão, compreendemos que a mediação do assistente social, via função pedagógica, é capaz de efetuar a articulação entre a produção material e a reprodução física e subjetiva da força de trabalho. Entendemos que esta função pedagógica pode ser reelaborada e vir a participar da construção de uma nova sociabilidade, comprometida com a organização de uma ordem intelectual e moral pelas classes subalternas, superando a racionalidade da produção capitalista.-
Descrição: dc.descriptionThis work is in the area of applied social sciences, specifically in the interventional dimension of Social Work and contributes to the reflection, in terms of the pedagogical dimension of the profession, regarding the direction given to the Brazilian social worker. We seek to understand how the pedagogical function of social service was formed and developed throughout the his tory of the profession, in order to identify how it presents itself in the professional daily life, its objectives and its implications in the involved subjects. Based on the Gramscian theory about the educational principle of the profession, we understand that the mediation of the so cial worker, via pedagogical function, is capable of effecting the articulation between material production and the physical and subjective reproduction of the labor force. We understand that this pedagogical function can be re-elaborated and come to participate in the construction of a new sociability, committed to the organization of an intellectual and moral order by the subal tern classes, surpassing the rationality of capitalist production.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFunção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectClasses subalternizadas-
Palavras-chave: dc.subjectEmancipação humana-
Palavras-chave: dc.subjectServiço Social-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAssistente social-
Palavras-chave: dc.subjectProfissão-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical function-
Palavras-chave: dc.subjectSubalternated classes-
Palavras-chave: dc.subjectHuman emancipation-
Título: dc.titleA função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.