Comunidades virtuais de educadores: um espaço virtual de construção da prática docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Ronaldo Rosas-
Autor(es): dc.contributorCPF:38874970749-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794674Z2-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Victória Maria Brant-
Autor(es): dc.contributorCPF:21794553720-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791756E7-
Autor(es): dc.contributorRummert, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorCPF:26512424700-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4789861U3-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Leila Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18456-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758917-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research is to analyze the way how educators, especially teachers, are adapting to Information and Communication Technologies (ICT) in order to incorporate these technologies in their pedagogic task. This thesis also analyzes how some of the mentioned professionals articulate and use their own technology in order to form virtual groups - the so-called virtual communities and have promoted a debate, which goes beyond the strict technological aspects. This research defends the hypothesis that the mentioned communities constitute virtual versions of traditional classroom situations in which, until the seventies, the mentioned professionals frequently used to come together to exchange experiences and, thus, reflect about and construct their own teaching practice. This movement indicates a contra-hegemonic potential in these communities, proportional to the participation, which stimulates the reflection and confrontation of ideas. In order to carry out the investigation, it was necessary to delineate the historical and economical context, where the phenomena being studied is inserted and establishes a theoretical reference and a methodology that expresses the inert contradictions in the capitalistic production structure and, especially, in the way the use of ICT has been carried out, for both the maintenance of hegemony and its conquest. For the study of the phenomena at issue, the research made use of Logic Historical Materialism and the categories of contradiction, praxis and totality. The empiric research was based on a cease study from exchanged messages in a virtual community of educators.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo analisar a forma como os educadores, em especial os professores, vêm se apropriando das tecnologias de informação e de comunicação TIC para incorporá- las ao seu fazer pedagógico. Analisa ainda como alguns desses profissionais vêm se articulando e utilizando a própria tecnologia para formar grupos virtuais as chamadas comunidades virtuais e promover um debate que tem se encaminhado para além da questão estritamente tecnológica. A pesquisa defende a hipótese que essa comunidades constituem versões virtuais das salas de professores nas quais, até os anos de 1970, esses profissionais se reuniam freqüentemente para trocar experiências e, dessa forma, refletir e construir a própria prática docente. Transparece nesse movimento um potencial contra-hegemônico, na medida em que a participação nas comunidades virtuais estimula a reflexão e o confronto de idéias. Para proceder a investigação, fez-se necessário delinear o contexto histórico e econômico em que se insere o fenômeno em estudo e estabelecer um referencial teórico e uma metodologia que explicitassem as contrad ições inerentes ao modo de produção capitalista e, em especial, ao uso que se tem feito das TIC, tanto para a manutenção da hegemonia quanto no sentido de sua superação. Para o estudo do fenômeno em questão, a pesquisa lançou mão do Materialismo Histórico Dialético e das categorias contradição, práxis e totalidade. A pesquisa empírica se baseou no estudo de caso, a partir da análise das mensagens trocadas em uma comunidade virtual de educadores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades virtuais-
Palavras-chave: dc.subjectInternet na educação-
Palavras-chave: dc.subjectInovação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito das inovações tecnológicas na educação-
Palavras-chave: dc.subjectMultimídia interativa na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleComunidades virtuais de educadores: um espaço virtual de construção da prática docente-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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