Sob o olhar de Clarice Lispector e Hilda Hilst: transgressão e ruptura em Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres e A obscena senhora D

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarinaccio, Pascoal-
Autor(es): dc.contributorTechima, Stefania Chiarelli-
Autor(es): dc.contributorSilva, Márcia Cabral da-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria Helena Meirelles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:51:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:51:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758908-
Descrição: dc.descriptionO trabalho pretende, inicialmente, investigar sobre o processo de escrita levando em consideração três aspectos evidenciados em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector e em A obscena Senhora D. de Hilda Hilst: o primeiro trata da questão filosófica que formula o problema geral do homem frente às questões ligadas à existência humana, tais como a morte, a tradição a ontologia e a linguagem; o segundo refere-se à identidade feminina e a possibilidade de repensar conceitos preestabelecidos, subvertendo os modelos tradicionais do que seria uma “identidade feminina”; o terceiro aspecto refere-se aos diversos tratamentos do erotismo e à experiência amorosa que transita entre a variabilidade do terno e do pornográfico. Considerando que as duas autoras revolucionaram a forma narrativa, pretende-se, também, analisar e comparar a linguagem literária e de que maneira ela se estabelece, já que as obras de Clarice Lispector e de Hilda Hilst encerram em si dois sentidos: o de busca e o de ruptura. O primeiro, de caráter existencial, configurado pelo processo narrativo que se desenvolve através de um fluxo de consciência e que representa a própria fragmentação da identidade das personagens. É a busca pelo sentido da vida e de como estar no mundo e participar de um contexto social. O segundo relaciona-se com um discurso que rompe com a forma tradicional de narrar, que diz o indizível, que manifesta e que dá conta da realidade e dos questionamentos de Hillé e Lóri. Um discurso como manifestação literária das dúvidas e inquietações que emanam de personagens que, em algum momento, sentem a estranheza do mundo e a impossibilidade da relação com o outro-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is, in the first place, to investigate the writing process taking into account three aspects present in Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres by Clarice Lispector and in A obscena Senhora D by Hilda Hilst. The first aspect deals with the philosophical issue which formulates mankind’s general problem before questions relating to human existence, such as death, tradition, ontology, and language. The second aspect refers to feminine identity and the possibility of rethinking pre-established concepts, subverting the traditional models of what would be a “feminine identity.” The third aspect refers to the different treatments of eroticism and to the amorous experience which transits between the variability of the tender and the pornographic. Considering that both authors revolutionized narrative form, this study also analyzes and compares the literary language of the texts and how it is established, since the works of both Clarice Lispector and of Hilda Hilst contain two different meanings: one of seeking and the other of rupture. The former, of an existential nature, configured by the narrative process which is developed through a flow of consciousness which represents the fragmentation of the characters, identity, is the search for the meaning of life and how to live in the world and participate in a social context. The latter is related to a discourse which breaks with the traditional way to narrate, which says the unsayable, which manifests and accounts for the reality and the questioning of Hilst’s character Hillé e Lispector’s Lori. It is discourse as a literary manifestation of the doubts and concerns which emanate from the characters who, at some point, feel the strangeness of the world and the impossibility of a relationship with the other-
Descrição: dc.description110 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectClarice Lispector-
Palavras-chave: dc.subjectHilda Hilst-
Palavras-chave: dc.subjectTransgressão e ruptura-
Palavras-chave: dc.subjectLispector, Clarice, 1925-1977 crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectHilst, Hilda, 1930-2004 crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectErotismo-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectClarice Lispector-
Palavras-chave: dc.subjectHilda Hilst-
Palavras-chave: dc.subjectTransgression and rupture-
Título: dc.titleSob o olhar de Clarice Lispector e Hilda Hilst: transgressão e ruptura em Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres e A obscena senhora D-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.